Em uma Escape Room, um grupo de pessoas trabalha cooperativamente para resolver uma série de desafios sequenciais. Estes desafios podem ser descodificar mensagens, encontrar informações em um texto, descobrir mensagens ocultas utilizando luz ultravioleta, combinar partes de objetos, destravar fechos magnéticos etc. O trabalho culmina com a resolução final de um problema central, que tipicamente resulta na abertura da porta da sala. Alguns elementos presentes nesse tipo jogo são particularmente atraentes para o público adolescente: Live-action – os participantes fazem parte da história; dinamismo – os jogadores interagem com objetos e cenários. Optamos, então, por desenvolver uma Escape Room como ferramenta de divulgação científica para jovens de 13 a 17 anos. Como primeira sala a ser montada, escolhemos homenagear Carlos Chagas, em comemoração aos 110 anos da descoberta da Doença de Chagas e o que isso significou para a Ciência, a Saúde Pública e a história da Fiocruz. Essa Escape Room incorporará aspectos históricos da pesquisa de Carlos Chagas, sua viagem a Lassance, MG, e incluirá informações básicas da enfermidade.