Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Saúde Mental

Vidas em Exclusão e a Reinvenção do Cuidado

Fortalecer e destacar as práticas de profissionais e agentes de saúde pública em todos os territórios do país. Uma das missões da Fiocruz que se tornou ainda mais urgente e necessária desde o início da pandemia de Covid-19. É nesse contexto que a Editora Fiocruz lança Vidas em Exclusão e a Reinvenção do Cuidado.

Português, Brasil


Manicômio em Colapso: da aridez do abandono à fluidez da liberdade, Um

➡️ Veja aqui o vídeo de lançamento.

Qual é a lógica do funcionamento e do papel dos hospitais psiquiátricos nos dias atuais? A partir de reflexões que explicitam uma tática do abandono no funcionamento dessas instituições, o terapeuta ocupacional Fernando Kinker levanta importantes questões no âmbito da reforma psiquiátrica brasileira ao longo do livro.    

Português, Brasil

Trabalho, Saúde e Adoecimento Mental: percursos na rede de atenção do SUS

➡️ Veja aqui o vídeo de lançamento.

Obra que investiga, de forma sensível, a assistência prestada no Sistema Único de Saúde (SUS) aos usuários que enfrentam questões de saúde mental relacionadas às suas vivências nos ambientes de trabalho. O livro reúne algumas narrativas de trabalhadores da saúde de uma cidade da região metropolitana de Belo Horizonte (MG), abrangendo histórias complexas e variadas sobre saúde e adoecimento mental em meio aos percursos de trabalho de diferentes profissionais.

Português, Brasil

Reuniões Dialógicas de Redes Sociais: formas de dialogismo no trabalho psicossocial

➡️ Veja aqui o vídeo de lançamento.

Livro que apresenta abordagens inovadoras em saúde mental e atenção psicossocial. Publicada originalmente em inglês, há quase 15 anos, a obra Dialogical Meetings in Social Networks (Karnac Books, 2006) ganha, pela primeira vez, uma tradução para o português. 

Português, Brasil


Clínica, Laboratório e Eugenia: uma história transnacional das relações Brasil-Alemanha

🏆 Livro vencedor do 5º PRÊMIO ABEU 2019: categoria Ciências Sociais.
▶️ Clique aqui para mais informações sobre o prêmio.  

Português, Brasil

Arquivo de um Sequestro Jurídico-Psiquiátrico: o caso Juvenal

⭐ Menção honrosa no 5º PRÊMIO ABEU 2019: categoria Ciências da Vida.
▶️ Clique aqui para mais informações sobre o prêmio.  

Português, Brasil

Violências e Vulnerabilidades nos Desenhos Infantis

"Crianças sempre gostam de brincar e de desenhar, uma maneira de expressar suas fantasias e energias sobre como sentem o mundo à sua volta. Os desenhos são comumente utilizados na escola e como estratégia diagnóstica nas clínicas de pediatria e psicologia. Violências e Vulnerabilidades nos Desenhos Infantis pode contribuir com novas visões e com sugestão de metodologia diversificada de trabalho e interlocução entre pesquisadores, clínicos e demais profissionais que atuam com crianças e famílias.

Português, Brasil

Assistência a Alienados na Cidade do Rio de Janeiro (1852-1930), A

Traça um panorama do desenvolvimento da medicina mental brasileira, da inauguração do Hospício de Pedro II (HPII) ao afastamento de Juliano Moreira da direção da Assistência a Alienados, em 1930. Antes do HPII, os 'alienados' eram recolhidos à Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, vivendo em péssimas condições, junto a outros marginalizados e indesejados pela sociedade. O acúmulo de reclamações de médicos contra essa situação convenceu o imperador a construir o primeiro estabelecimento para o tratamento específico de doentes mentais.

Português, Brasil

Voltar ao topoVoltar