Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Biotecnologia e Saúde

Testosterona: a biografia de um hormônio

Neste livro, fruto de tese de doutorado defendida em 2017 no Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ), Lucas Tramontano descortina, com a mediação dos estudos sociais da ciência, o surgimento e desenvolvimento do que hoje conhecemos como o hormônio testosterona e suas implicações nos estudos de gênero e masculinidades.

Undefined

Tópicos em Virologia

O primeiro volume da Coleção Bio é fruto de cursos de férias no Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Em nove capítulos, escritos pelos alunos, com a supervisão de docentes e coordenadores do Programa de Pós-Graduação do IOC/Fiocruz, aborda aspectos relacionados a biossegurança, diagnóstico, características gerais dos vírus, epidemiologia, viroses emergentes, prevenção, além de comentários sobre os desafios atuais que cercam os fenômenos ligados à virologia em um contexto de saúde global.

Undefined

Vacinas

🏆 Vencedor na categoria Ciências da Vida do Prêmio ABEU 2022

▶️ Clique aqui para mais informações sobre o prêmio.

➡️ Veja aqui o vídeo de lançamento.

 

Português, Brasil

Bioética, Saúde e Sociedade

A coletânea organizada por Marisa Palácios, professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresenta contribuições e diálogos entre a ética e a saúde pública.

As muitas mudanças causadas pelas inovações tecnológicas nas áreas de saúde e, especialmente, na saúde coletiva são debatidas no livro, que reúne textos de especialistas de diversas áreas do conhecimento - Direito, Medicina, Farmácia, Ciências Sociais, Filosofia, Enfermagem, Psicologia - em torno de temas atuais e desafiadores para toda a sociedade.    

Português, Brasil

Elementos de Transposição: Diversidade, evolução, aplicações e impacto nos genomas dos seres vivos

Este livro representa um projeto desafiador: o estudo de sequências genéticas repetidas que são capazes de se mover, tornando os genomas dinâmicos e flexíveis. Os elementos de transposição (TEs) têm a capacidade de se multiplicar e mudar de lugar no genoma, levar consigo genes, promover rearranjos cromossômicos e alterar a expressão de genes vizinhos. Trata-se de um dos tópicos mais instigantes na área da genética, que durante décadas não recebeu o devido reconhecimento.

Português, Brasil

Três Ensaios de Bioética

⭐ Finalista do PRÊMIO ABEU 2016: 2º lugar na categoria Ciências da Vida.
▶️ Clique aqui para mais informações sobre o prêmio. 

Português, Brasil

Trabalho de Campo com Animais: procedimentos, riscos e biossegurança

⭐ Finalista do PRÊMIO JABUTI 2015: categoria Ciências da Natureza.

▶️ Clique aqui para mais informações sobre o prêmio. 

 

Português, Brasil

Lagarto e a Rosa no Asfalto: odontologia dos desejos e das vaidades, O

Os belos sorrisos que estampam as propagandas não deixam entrever o quão complexas podem ser as relações da odontologia com a sociedade contemporânea. A ciência e a clínica odontológica têm entre si e com a sociedade capitalista consumista relações biopolíticas, marcadas por disputas epistêmicas e de poder. Nesse contexto, novos produtos e procedimentos médico-odontológicos são crescentemente oferecidos como mercadorias e desejados por razões de ordem estética e cosmética.

Português, Brasil

Vacinas, Soros e Imunizações no Brasil

O livro traz um perfil completo da área de vacinas no país.  Subdivido em seis partes,  aborda temas como a magnitude das doenças transmissíveis, política e regulação de vacinas e soros, pesquisa, desenvolvimento e inovação em vacinas, complexo produtivo da saúde, a experiência no Brasil, vacinas e imunizações e a experiência internacionais.  Apresenta os resultados do projeto Inovação em Saúde, criado pela Fiocruz em 2001 para o desenvolvimento tecnológico  e científico do país.

ESGOTADO | 420 páginas

Português, Brasil

Útero Artificial, O

Nesta obra, o médico, biofísico e filósofo francês Henri Atlan apresenta o estado da arte na pesquisa em ‘útero artificial’, biotecnologia de ponta na área da reprodução.  O autor apresenta, também, uma reflexão sobre as possíveis repercussões morais, culturais e sociais de seu emprego, suscitando questões de interesse não apenas para especialistas, mas para o público em geral.

Preço: R$ 24,00 | 132 páginas

Português, Brasil

Voltar ao topoVoltar