Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Biotecnologia e Saúde

Bioética, Saúde e Sociedade

A coletânea organizada por Marisa Palácios, professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresenta contribuições e diálogos entre a ética e a saúde pública.

As muitas mudanças causadas pelas inovações tecnológicas nas áreas de saúde e, especialmente, na saúde coletiva são debatidas no livro, que reúne textos de especialistas de diversas áreas do conhecimento - Direito, Medicina, Farmácia, Ciências Sociais, Filosofia, Enfermagem, Psicologia - em torno de temas atuais e desafiadores para toda a sociedade.    

Português, Brasil

Elementos de Transposição: Diversidade, evolução, aplicações e impacto nos genomas dos seres vivos

Este livro representa um projeto desafiador: o estudo de sequências genéticas repetidas que são capazes de se mover, tornando os genomas dinâmicos e flexíveis. Os elementos de transposição (TEs) têm a capacidade de se multiplicar e mudar de lugar no genoma, levar consigo genes, promover rearranjos cromossômicos e alterar a expressão de genes vizinhos. Trata-se de um dos tópicos mais instigantes na área da genética, que durante décadas não recebeu o devido reconhecimento.

Português, Brasil

Três Ensaios de Bioética

Leitores interessados no desenvolvimento teórico da bioética e, ao mesmo tempo, em sua aplicação na solução de conflitos morais certamente encontrarão neste livro materiais de grande valor. Cada capítulo coloca a bioética em um contexto diferente: na clínica, na genômica e na biossegurança. No primeiro ensaio, discutem-se as possibilidades dessa ‘caixa de ferramentas’ chamada bioética para compreender e tentar resolver conflitos de interesses e valores no âmbito das relações entre profissionais e usuários dos serviços de saúde.

Português, Brasil

Trabalho de Campo com Animais: procedimentos, riscos e biossegurança

O trabalho de muitos pesquisadores não se restringe ao laboratório. Aqueles que estudam zoonoses – doenças transmitidas por animais – estão entre os que costumam ir a campo. Suas atividades podem incluir expedições a campo para a captura de animais silvestres e coleta de amostras biológicas. No imaginário, algo associado ao senso de aventura. Na prática, tarefa fundamental à pesquisa e à vigilância ambiental e epidemiológica, exercida por profissionais continuamente expostos ao risco de infecção por bactérias, vírus e outros parasitas transmitidos por animais.

Português, Brasil

Lagarto e a Rosa no Asfalto: odontologia dos desejos e das vaidades, O

Os belos sorrisos que estampam as propagandas não deixam entrever o quão complexas podem ser as relações da odontologia com a sociedade contemporânea. A ciência e a clínica odontológica têm entre si e com a sociedade capitalista consumista relações biopolíticas, marcadas por disputas epistêmicas e de poder. Nesse contexto, novos produtos e procedimentos médico-odontológicos são crescentemente oferecidos como mercadorias e desejados por razões de ordem estética e cosmética.

Português, Brasil

Vacinas, Soros e Imunizações no Brasil

O livro traz um perfil completo da área de vacinas no país.  Subdivido em seis partes,  aborda temas como a magnitude das doenças transmissíveis, política e regulação de vacinas e soros, pesquisa, desenvolvimento e inovação em vacinas, complexo produtivo da saúde, a experiência no Brasil, vacinas e imunizações e a experiência internacionais.  Apresenta os resultados do projeto Inovação em Saúde, criado pela Fiocruz em 2001 para o desenvolvimento tecnológico  e científico do país.

ESGOTADO | 420 páginas

Português, Brasil

Útero Artificial, O

Nesta obra, o médico, biofísico e filósofo francês Henri Atlan apresenta o estado da arte na pesquisa em ‘útero artificial’, biotecnologia de ponta na área da reprodução.  O autor apresenta, também, uma reflexão sobre as possíveis repercussões morais, culturais e sociais de seu emprego, suscitando questões de interesse não apenas para especialistas, mas para o público em geral.

Preço: R$ 24,00 | 132 páginas

Português, Brasil

Textos de Apoio em Políticas de Saúde

O livro consolida a presença de conhecimentos que fundamentam a formação técnica, informando e inserindo qualificadamente os trabalhadores de nível técnico no cenário dos debates sobre as políticas que formam o Sistema Único de Saúde (SUS). Os temas aqui selecionados retratam aspectos importantes da conjuntura política de consolidação do SUS, nos quais a vertente crítica adotada pelos autores evidencia o comprometimento com a formação integral dos trabalhadores da saúde.

ESGOTADO | 240 páginas

Português, Brasil

Provetas e Clones: uma antropologia das novas tecnologias reprodutivas

O livro é uma etnografia entre clientes e profissionais de clínicas de reprodução assistida.  Com origem na tese de doutorado da autora, apresentada em 2004, ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia do Museu Nacional (UFRJ), analisa as novas tecnologias reprodutivas e a clonagem humana com base nas relações de parentesco e na noção de pessoa, tópicos fundamentais na antropologia.

Português, Brasil

Plantas Medicinais: memória da ciência no Brasil

A história do campo disciplinar da pesquisa em plantas medicinais e suas inter-relações com a indústria farmacêutica nacional são aqui analisados com perspicácia e ousadia metodológica. Dentre os aspectos abordados, evidencia-se o voltado para compreender a  constituição e o desenvolvimento da comunidade científica, investigado pela autora entre 1960 e 2002. Apresenta ainda oportuna discussão sobre a propriedade industrial e intelectual e a lei de patentes para produtos químico-farmacêuticos, e sua importância para a pesquisa atual brasileira.

Português, Brasil

Voltar ao topoVoltar