Estratégia Fiocruz para Agenda 2030

Em 2017, a presidência da Fiocruz instituiu a “Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030” (EFA 2030), considerando a análise histórica, de conjuntura e prospecção de futuro da instituição. A estratégia incorpora o documento das Nações Unidas ao desenvolvimento estratégico e ao programa de trabalho da Fiocruz em médio e longo prazos, com um entendimento que parte da determinação social da saúde e de temas conexos, dos estudos sociais de ciências, da ecologia de saberes e da teoria crítica sobre inovação e de modelos de desenvolvimento.

Acompanhe as notícias, atualizações e demais informações sobre as ações da Fiocruz para o alcance das metas da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na página especial da EFA 2030 na plataforma Ágora: agora.fiocruz.br/agenda2030 

A Agenda 2030 tem grande convergência de valores com a Fiocruz e com nossa matriz histórica, baseada em uma forte correlação entre saúde, desenvolvimento e sustentabilidade. Ao reforçar o pensamento crítico, o diálogo e inflexões em torno dos temas saúde, sociedade e desenvolvimento, a Agenda 2030 atua como marco e como grande catalizador para novos desafios e desdobramentos conceituais, acadêmicos, programáticos e políticos. A agenda das Nações Unidas e da Fundação caminham juntas, nesse sentido, na busca pela integração de direitos humanos, políticas sociais, sustentabilidade, inovação e desenvolvimento de modo que, como diz o lema do documento internacional, não seja ninguém deixado para trás.

"O centro vai abordar questões de saúde, iniquidade e os desafios enfrentados pela região amazônica, promovendo uma interação entre o conhecimento tradicional das comunidades locais e o conhecimento científico no contexto da emergência climática".
Com a confirmação de mais de 600 participantes, incluindo ministros, especialistas da ONU e membros da sociedade civil, o evento teve como seus principais focos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ligados à saúde, igualdade de gênero e colab
Na oportunidade, o Coordenador da EFA 2030 destacou duas iniciativas em andamento do governo brasileiro: a criação do Centro de Síntese em Saúde para Mudança do Clima, perda da Biodiversidade e Poluição e do Centro de Clima e Saúde de Rondônia (CCSRO).
Capa do livro "A saúde no Brasil em 2030'
Livro apresenta estudos produzidos no contexto do projeto Saúde Brasil 2030
De 13 a 15 de fevereiro, o Rio de Janeiro será o grande palco mundial na discussão das soluções tecnológicas para as ODS: G-STIC Rio
Desenho da cabeça de um morcego e a frase SIIS-Geo
Aplicativo criado para a construção coletiva de um sistema voltado para prevenção de doenças foi destaque no fórum de alto nível da ONU. Ferramenta integra a iniciativa “Unite Ideas”
Logomarca do site
Iniciativa do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz para apoiar a proposta de reforma social da ONU