Ciência, tecnologia e inovação são pressupostos dos programas e projetos sociais da Fundação Oswaldo Cruz. Destaca-se a prioridade para o desenvolvimento da Tecnologia Social construída compartilhadamente, entre os saberes popular e científico. Suas atividades produzem técnicas, processos e metodologias para serem apropriadas pelos grupos sócio-comunitários em uma perspectiva transformadora.
Os Programas Sociais da Fiocruz desenvolvem iniciativas referenciadas por um conceito ampliado de saúde e dos seus determinantes sociais enquanto um processo histórico, social e territorializado de produção das condições de vida e trabalho. Estimulam e apoiam processos educativos voltados para formulação e implementação de políticas públicas promotoras de saúde e para a gestão participativa e estratégica para o SUS.
Saiba mais sobre alguns deles abaixo conforme as áreas de atuação da Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz:
ÁREA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO
Empregabilidade social da pessoa surda
O Projeto Empregabilidade Social da Pessoa Surda, iniciado em 1994, tem como objetivo promover a inserção de trabalhadores surdos nas dependências da Fiocruz através de postos de trabalho e processos formativos. A partir de 2018 a Cooperação Social inicia a construção de um processo de formação cidadã, crítica e participativa dos trabalhadores surdos em parceria com o Centro de Vida Independente (CVI), Ong responsável pela contratação e pagamento dos trabalhadores e trabalhadoras surdas na Fiocruz.
Saiba mais: Projeto Empregabilidade Social da Pessoa Surda
ÁREA DE COMUNICAÇÃO
Plataforma Cidades em Movimento
Cidades em Movimento é a plataforma de comunicação do projeto de Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis em Centros Urbanos, da Coordenação de Cooperação Social da presidência da Fiocruz, criada em 2020. Por meio de debates, a plataforma traz à público a experiência de especialistas e militantes nas questões relativas às condições de vida em territórios socioambientalmente vulnerabilizados. Todos os temas são definidos à luz do conceito de Promoção da Saúde - que visa capacitar a comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo maior participação social.
Radar Covid-19 Favela
Radar Covid-19 Favela é um informativo produzido no âmbito da Sala de Situação Covid-19 nas Favelas do Rio de Janeiro, vinculada ao Observatório Covid-19 da Fiocruz, sob coordenação editorial da Cooperação Social da Fiocruz. O informativo é estruturado com base no monitoramento ativo de fontes não oficiais (mídias, redes sociais e contato direto com moradores, coletivos, movimentos sociais, instituições e articuladores locais). O projeto consiste em um trabalho de vigilância popular em saúde, de base territorial, com envolvimento direto de articuladores sociais de favelas e periferias enquanto analistas dos impactos da Covid-19 nesses territórios, principalmente em sua relação com a determinação social da saúde. As análises consideram as ações da atenção, prevenção e promoção da saúde, referente aos riscos e agravos à saúde provenientes das condições de vida das pessoas vulnerabilizadas residentes nas favelas e periferias. A equipe da Cooperação Social é responsável por captar os relatos, planejar as edições, editorar e publicizar o material, além de organizar as rodas de conversas com representações de cerca de 20 coletivos e organizações populares do Estado do Rio de Janeiro.
Acesse todas as edições do informativo clicando aqui.
ÁREA DE CULTURA
Periferia Brasileira de Letras
O projeto Periferia Brasileira de Letras (PBL), da Coordenação de Cooperação Social, tem como objetivo estimular, por meio de coletivos literários em favelas e periferias de nove capitais brasileiras, a elaboração e reivindicação de políticas públicas no campo da leitura para os territórios. Entre seus objetivos específicos estão a promoção de visibilidade às diversas situações de vulnerabilidade presentes nesses territórios, bem como a formação da rede Periferia Brasileira de Letras por meio de processo formativo a distância sobre territorialização de políticas públicas dos coletivos literários das cidades Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Natal, Salvador, Fortaleza, Recife, Brasília e Manaus. A partir da rede, se pretende que seja elaborada uma agenda estratégica de compromissos para territorialização de políticas públicas do campo da literatura.
ÁREA DE DESENVOLVIMENTO DE TERRITÓRIOS SAUDÁVEIS E SUSTENTÁVEIS EM CENTROS URBANOS
Programa de Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis em Centros Urbanos
O projeto se propõe a atuar em territórios socioambientalmente vulnerabilizados em centros urbanos, tendo como experiência piloto o território ampliado de Manguinhos. Articulado e participativo, visa a construção de conhecimento e contribuir para a Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis a partir de iniciativas de assessoramento e de Advocacy de arranjos de Governança Territorial Democrática com foco em políticas públicas saudáveis e territorializadas, que potencializem o enfrentamento das desigualdades sociais e iniquidades em saúde presentes nestes territórios (Complexo de Manguinhos e Bacia Hidrográfica do Canal do Cunha, no Rio de Janeiro). Entre suas atividades está a promoção de debates virtuais na Plataforma de Comunicação Cidades em Movimento.
Programa Justiça Itinerante
O Programa Justiça Itinerante Maré-Manguinhos-Jacarezinho é uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Fiocruz para atendimento de demandas judiciais. O programa leva juiz, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública ao encontro dos moradores dessas comunidades, de pacientes atendidos nos ambulatórios da Fiocruz e de trabalhadores da instituição que tenham renda de até três salários mínimos. Entre os serviços prestados pelo programa estão a retificação de registro civil, gratuidade para segunda via de identidade, reconhecimento de paternidade ou maternidade, união estável em casamento, divórcio, e pensão alimentícia. O atendimento no ônibus da Justiça Itinerante na Fiocruz ocorre semanalmente, às quartas-feiras, de 9h às 13h, na rua Leopoldo Bulhões nº 1480 — no campus da Fiocruz, ao lado do Posto de Saúde — Manguinhos — Rio de Janeiro — RJ.
Saiba mais: Justiça Itinerante
ÁREA DE DIREITOS HUMANOS
Promoção da Saúde e Direitos Humanos no Estado do Rio de Janeiro
O projeto “Promoção da Saúde e Direitos Humanos no Estado do Rio de Janeiro” tem por finalidade desenvolver formação em Direitos Humanos e Promoção de Saúde de lideranças dos territórios populares do Estado do Rio de Janeiro. A partir de uma chamada pública foram selecionadas 20 lideranças comunitárias e defensores de direitos com experiência de atuação em grupos, movimentos, organizações, coletivos ou instituições em territórios populares de áreas urbanas ou rurais do Estado do Rio de Janeiro. O projeto visa à criação e desenvolvimento de uma rede autônoma de defensores populares, além da produção e publicização de um mapeamento das violações em saúde e Direitos Humanos no Estado.
ÁREA DE EDUCAÇÃO
Tecendo diálogos e produzindo conhecimento
O projeto “Tecendo diálogos e produzindo conhecimento: juventude, favela, promoção da saúde e educação superior” tem o objetivo de valorizar a educação superior e reforçar o campo da promoção da saúde a partir de ações coordenadas entre pré-vestibulares populares ou comunitários, universidades públicas, Fiocruz e movimentos sociais organizados. Aposta-se na potência da juventude organizada em torno do Fórum Favela-Universidade e dos pré-vestibulares localizados em territórios urbanos socioambientalmente vulnerabilizados na região metropolitana do Rio de Janeiro, para fortalecer o diálogo e a produção de conhecimentos, no âmbito da promoção da saúde, da educação superior, da ciência cidadã e da participação social.
Projetos relacionados
Fórum Favela Universidade
Fórum de Pré-vestibulares Populares do Estado do Rio de Janeiro
Pré-vestibular Popular Construção
ÁREA DE JUVENTUDES
Agenda Jovem Fiocruz
A Agenda Jovem Fiocruz (AJF) é uma plataforma colaborativa voltada para as juventudes brasileiras que articula temas do Sistema Único de Saúde (SUS) com a Política Nacional da Juventude. A AJF desenvolve iniciativas organizadas por grupos de trabalho nas áreas de pesquisa, educação, informação e comunicação; serviços em saúde e ações territorializadas. Projeto vinculado à Presidência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com o suporte institucional da Coordenação de Cooperação Social, a AJF conta com grupos de trabalho que reúnem representantes de Unidades Técnico-Científicas da Fundação, desenvolvendo diferentes ações dirigidas à juventude. Ao subsidiar políticas públicas de juventude no marco do conceito ampliado de saúde, a AJF mantém parceria com organismos governamentais e de cooperação internacional. Colabora também ao atuar em rede com grupos, movimentos sociais e organizações juvenis e da sociedade civil, por meio de ações de mobilização, vivências e formação para a defesa do direito à saúde da juventude brasileira.
Saiba mais: Agenda Jovem Fiocruz
> Conheça outros projetos sociais da Fiocruz.