Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Wilson Savino é o indicado à Medalha Virginia Schall de Mérito Educacional 2022


05/10/2022

Campus Virtual Fiocruz

Compartilhar:

Professor e pesquisador da Fiocruz, Wilson Savino é o indicado neste ano à Medalha Virginia Schall de Mérito Educacional da Fundação. Com a vida permeada pela Educação e Ciência, Savino é o quinto profissional a receber a honraria. A cerimônia de premiação acontecerá em 14 de outubro, a partir das 10h, no âmbito da Semana de Educação Fiocruz. 

A Medalha tem como objetivo reconhecer e valorizar os esforços educacionais de seus servidores e servidoras, distinguindo trajetórias acadêmicas de elevado mérito na educação no campo da saúde. No ano de 2022, somente foram aceitas candidaturas de profissionais com destacada atuação nas áreas da Medicina e/ou Ciências Biológicas aplicadas e Biomedicina.

A indicação da candidatura de Savino à Medalha Virginia Schall foi apresentada oficialmente pela Comissão  do  Programa  de  Pós-graduação  em  Biologia  Celular  e  Molecular  (CPG-BCM), ligado ao Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), cuja criação foi de responsabilidade de Savino jutamente com Renato Cordeiro, em  1989.

Esse é o quinto ano consecutivo no qual a Presidência da Fiocruz concede a Medalha. Para a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado, tem sido uma imensa alegria prestigiar grandes nomes da Fiocruz no campo da Educação. "Neste ano, a Medalha reconhece a trajetória de décadas de contribuições de Wilson Savino para a educação por meio da formação de pesquisadores no campo da saúde", ressaltou. 

A análise da candidatura foi realizada por um Comitê de Honra formado por profissionais de notório saber em seus campos de atuação. As participantes deste ano foram Thereza Christina Barja Fidalgo, que é professora do Departamento de Biologia Celular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), e Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC); e Denise Pires de Carvalho, que atualmente é reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora Titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, e Membro Titular da Academia de Medicina do Rio de Janeiro (AMRJ). O Comitê avalia, dentre outros pontos, a contribuição do candidato à carreira dos seus orientandos; seu mérito intelectual e domínio do seu campo de conhecimento; além da criatividade, originalidade e potencial transformador da sua atuação. 

Acesse aqui a chamada completa à Medalha, incluindo a Ata com o resultado do Comitê avaliador

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar