Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Webseminário lança livro sobre mediação em museus e centros de ciência (4/5)


26/04/2022

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

O livro Mediación en museos y centros de ciencia iberoamericanos: reflexiones y guías Prácticas (Mediação em museus e centros de ciência ibero-americanos: reflexões e guias Práticas, em tradução livre) será lançado em webseminário em 4 de maio, às 11h30 (Brasil) e às 9h30 (México). A publicação, que reúne autores de diversos países ibero-americanos, estará disponível gratuitamente na internet. 

O livro contém duas partes. A primeira traz dois capítulos introdutórios sobre os museus de ciências: no primeiro, eles são apresentados sob perspectiva perspectiva mundial e de seu papel histórico, enquanto o capítulo dois aborda museus interativos de ciência ibero-americanos. Essa parte reúne 11 capítulos, escritos como guias práticos sobre diversos temas, começando pelas formas de pensar as controvérsias em museus de ciências, questões de gênero na divulgação científica e acessibilidade. 

A obra inclui ainda discussão sobre a participação do público nos museus de ciências e especificidades de diferentes públicos: primeira infância, famílias e os adolescentes. Os autores de Mediación en museos y centros de ciencia iberoamericanos: reflexiones y guías Prácticas abordam também como pensar a mediação para a autonomia ao visitar museus de ciências e atividades teatrais. A publicação é concluída com a discussão de dois aspectos fundamentais nos museus de ciência: avaliação e sustentabilidade econômica. 

O webseminário, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), e terá a participação das organizadoras da obra, as pesquisadoras Luisa Massarani, Silvina Basile e Constanza Pedersoli, e dos autores, entre eles, Martha Cambre, Yurij Castelfranchi, Sigrid Falla, Patricia Castellanos, German Arango, Patricia Macías e Fiorella Silveira, com mediação de Lou Patiño.  

O livro é produto da Musa Iberoamericana: Red de Museos y Centros de Ciencia, rede financiada pelo Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (Cyted) que reúne centros e museus de ciência e grupos de pesquisadores e divulgadores de ciência ibero-americanos para gerar ações que contribuam para fortalecer e avaliar o impacto dessas instituições fundamentais na relação entre ciência, tecnologia, inovação e sociedade. 

O grupo inclui a Fiocruz, que coordena a iniciativa; Mundo Nuevo, um programa de popularização da ciência, da Universidade Nacional de La Plata (Argentina); UFMG; Fundação Cecierj; Parque Explora Corporation (Colômbia); Maloka (Colômbia); Universidade Aberta de Catalunha (Espanha); Universidade Nacional Autônoma do México (México); Ciência Viva (Portugal) e Espacio Ciencia/Latu (Uruguai). O livro também é organizado pelo Instituto Nacional de Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia (INCT), com sede na COC/Fiocruz. 

A obra foi inspirada no trabalho promovido pelos mediadores de museus de ciência e eventos públicos nestes espaços culturais em diferentes países da região, incluindo Equador, Colômbia, Argentina, Espanha e Panamá. Com base nestas experiências, o grupo considerou importante sistematizar, por meio de uma publicação de acesso livre, a informação disponibilizada nestas formações, servindo como guias práticos sobre aspetos fundamentais da vida quotidiana dos museus de ciência e na mediação com os diferentes públicos. 

Sobre as organizadoras 

Luisa Massarani é pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz (COC) e coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT), com sede na Fiocruz, e coordenadora para a América Latina do SciDev.Net. Luisa é pesquisadora produtividade do CNPq, da Faperj e foi diretora da RedPOP de 2014 a 2017. 

Silvina Basile é professora, pesquisadora e designer de comunicação visual, coordenadora de comunicação institucional e design de materiais educacionais do Nuevo Mundo, Programa de Popularização da Ciência, da Universidad Nacional de La Plata, na Argentina (UNLP). Ela é especialista na criação e produção de materiais educativos para projetos e atividades de cultura científica que se desenvolvem em espaços como centros de ciências, museus, escolas e organizações sociais.  

Doutora em ciências da educação pela UNLP, Constanza Pedersoli é diretora do Mundo Nuevo, Programa de Popularização das Ciências. Ela é especialista em educação museológica e divulgação científica, com experiência em gestão, produção e consultoria, além de ser autora e coautora de várias publicações em sua especialidade. Atualmente, Pedersoli faz parte do Conselho Coordenador da Associação Argentina de Centros e Museus de Ciência. 

Serviço 
Webseminário de lançamento do livro Mediación en museos y centros de ciencia iberoamericanos: reflexiones y guías Prácticas 
Data: 4 de maio 
Horário: 11h30 (Brasil) | 9h30 (México) 
Transmissão: Facebook da COC 
Participação: Luisa Massarani, Silvina Basile, Constanza Pedersoli, Martha Cambre, Yurij Castelfranchi, Sigrid Falla, Patricia Castellanos, German Arango, Patricia Macías e Fiorella Silveira, com mediação de Lou Patiño.  

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar