06/04/2022
VPAAPS/Fiocruz
No Dia Mundial da Saúde (7 de abril), a Coordenação de Promoção da Saúde da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz) iniciará o I Ciclo de Webnários: “Desafios da Promoção da Saúde no século XXI”. Este primeiro webnário contará com a presença do doutor em Epidemiologia e Saúde Pública pela Universidade de Londres, professor da USP diretor do CEPEDOC Cidades Saudáveis, Marco Akerman. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz), a partir das 15h.
De acordo com a coordenadora de Promoção da Saúde da VPAAPS, Adriana Castro, neste primeiro ciclo estão previstos quatro webnários que tem por objetivo possibilitar aos participantes uma reflexão abrangente sobre a Promoção da Saúde por meio dos temas que serão debatidos por pesquisadores de renome nacional e internacional. “No Dia Mundial da Saúde, vamos conversar sobre a Promoção da Saúde que é necessária e potente para a construção do mundo de queremos”, ressalta Adriana.
Histórico - O movimento da Promoção da Saúde construiu-se na articulação entre a concepção ampliada de saúde, a análise dos processos de determinação social e a defesa da garantia de direitos de cidadania. Nessa direção, investiu em produzir conhecimentos científicos, reconhecer a importância e dialogar com os saberes locais e tradicionais e desenvolver tecnologias, que criassem mobilização social e política em torno da garantia da equidade e da autonomia de sujeitos e coletividades.
Comprometida com a justiça social, o respeito à diversidade e os processos participativos na produção de políticas públicas, a Promoção da Saúde investiu, desde a Carta de Ottawa, em estratégias macro e micropolíticas que trabalhassem pela qualidade de vida e o bem viver. Dessa maneira, se conectou aos movimentos da saúde pública brasileira, que deixaram inscrito na Constituição Federal (1988) o reconhecimento de que saúde é efeito de políticas sociais e econômicas e de que a integralidade é fundamental para a produção efetiva de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).
Em 2021, a Promoção da Saúde comemorou os 35 anos da Carta de Ottawa, os 20 anos do Grupo de Trabalho de Promoção da Saúde da Abrasco e os 15 anos de Política Nacional de Promoção da Saúde no SUS. Nesse período, o mundo passou por grandes transformações, que não implicaram na radicalização de políticas e ações pró-equidade e fizeram emergir novos desafios. Compreendemos, portanto, que é necessário retomar e rediscutir as estratégias e aportes da Promoção da Saúde pensando nos tempos que vivemos e nas questões emergentes para o século XXI.
Internacionalmente, tal movimento se explicitou na 10ª Conferência Global de Promoção da Saúde (OMS) e continuará na 24ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde (UIPES). Com grande acúmulo e liderança no campo da Promoção da Saúde, a Fiocruz se propõe a abrir espaço para rediscutir, redimensionar, ampliar e fortalecer a sua produção teórico-metodológica no Brasil, favorecendo maior engajamento dos diversos setores da sociedade e articulação com os movimentos sociais.
Serviço:
I Ciclo de Webnários: “Desafios da Promoção da Saúde no século XXI”
Palestrante: Marco Akerman (USP)
Data: 7 de abril de 2022
Horário: 15h