Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

VPAAPS participa do Seminário Pesquisas em Saúde com os Povos Indígenas: Novos Caminhos para a Produção Científica


05/06/2023

Suzane Durães - SAS/VPAAPS/Fiocruz

Compartilhar:

No dia 22 de maio, foi realizado o Seminário Pesquisas em Saúde com os Povos Indígenas: Novos Caminhos para a Produção Científica. Promovido pela Fiocruz Pernambuco, o objetivo do evento foi divulgar o conhecimento científico produzido em parceria com indígenas da etnia Guarani e Kaiowá e sensibilizar a academia para o fato de os povos originários terem uma ciência própria.

O evento faz parte do projeto Práticas Tradicionais de Cura e Plantas Medicinais mais Prevalentes entre os Indígenas da Etnia Guarani-Kaiowá iniciado há dez anos pelos pesquisadores Islândia Carvalho, da Fiocruz Pernambuco, e Paulo Basta, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) em Amambaí, no Mato Grosso do Sul. 

Além dos responsáveis pelo projeto, a atividade contou com a participação de pesquisadores Guarani e Kaiowá, indígenas Xukuru de Ororubá, pesquisadores da Fiocruz, professores e estudantes. 

O evento contou com a participação das assessoras da Coordenação da área de Ambiente da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), Sandra Magalhães e Gabriela Lobato. A Sandra é a responsável técnica pelo Edital de Saúde Indígena do Programa Inova Fiocruz – iniciativa da VPAAPS -, que tem apoiado projetos que contribuem para o aprimoramento do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS), desenvolvendo produtos essenciais à diversificação, ampliação e qualidade dos serviços de saúde prestados aos indígenas. Ela foi uma das palestrantes e explicou sobre as exigências do Edital e ressaltou a importância do conhecimento tradicional para a ciência. 

Durante o evento foi lançada a cartilha Acervo Pohã Ñana: pesquisa participativa sobre o conhecimento tradicional associado do povo Guarani e Kaiowá. A cartilha em formato de e-book foi desenvolvida por pesquisadores indígenas dessa etnia e professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e apresenta as etapas para a realização do estudo. As ilustrações são da médica e antropóloga Adriana Strappazzon. Essa cartilha contou com o apoio da VPAAPS.

Com informações da Fiocruz Pernambuco.

Leia mais.

 

Voltar ao topoVoltar