Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Volta do Consea é tema do Sala de Convidados


22/03/2023

Fonte: Canal Saúde

Compartilhar:

Quatro anos após sua suspensão, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) é reinstalado, a partir de decreto assinado em fevereiro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A retomada do conselho é um pacto entre Governo Federal e sociedade civil organizada pelo enfrentamento da fome que voltou a crescer nos últimos anos no Brasil. É também um pacto pela busca pela produção de comida de qualidade, pela promoção do direito à alimentação saudável pelo menos três vezes ao dia, entre outros. 

Em 2022, o número de pessoas passando fome no país chegou a mais de 33 milhões. Cerca de 60% da população convivia com algum grau de insegurança alimentar, ou seja, sem acesso regular a alimentos seguros e nutritivos. O Consea volta à cena com o desafio de contribuir novamente para a retirada do Brasil do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU), reconhecimento internacional alcançado pelo país em 2014. 

A forte atuação do controle social na composição do conselho, que participa da formulação, do monitoramento e da avaliação das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, é um indicativo da retomada desse reconhecimento. Dois terços da composição são assegurados à sociedade civil, inclusive a presidência do Consea, e um terço é indicação do governo. Segundo o presidente Lula, “quando a gente confia no povo e permite que o povo decida a política que vamos implementar, a certeza do sucesso é muito real”. 

O Sala de Convidados nesta quinta-feira (23/3), das 11h às 12h, traz o debate sobre o Consea e as novas propostas para o combate à fome e à miséria no Brasil. A apresentadora Yasmine Saboya conversa ao vivo com a integrante do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília (OPSAN – UnB) e presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Elisabetta Recine; a coordenadora da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE-MT) e conselheira da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) no Consea, Cidinha Moura; e a integrante do Núcleo Executivo do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, Juliana Casemiro.

E você também é nosso convidado. Aproveite para esclarecer dúvidas enviando perguntas e comentários pelas redes sociais e pelo whatsapp do Canal Saúde (21) 99701-8122. As participações podem ser antecipadas ou encaminhadas durante o programa ao vivo.

A Volta do Consea - Sala de Convidados. Quinta, 23 de Março, 11 horas

Dica importante

Para quem assiste por meio de antena parabólica, o Canal Saúde está em nova frequência (4085) e com novo symbol rate (4400). É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde, e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia, com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br.

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse o site do Canal Saúde e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis).

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar