Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Visite as exposições em cartaz na Fiocruz Ceará


17/01/2019

Compartilhar:

A Fiocruz Ceará, desde o dia 03 de dezembro, está com duas exposições abertas à visitação do público em geral. Uma das mostras homenageia Frederico Simões Barbosa, professor e pesquisador que foi, antes de tudo, um formador de pessoas. Pioneiro no desenvolvimento da epidemiologia do país, ele atuou como um dos precursores da estratégia de agentes de saúde da família e ajudou a moldar diferentes gerações de profissionais de todo o páis, impregnando em cada um a emergência dos temas de saúde coletiva.

A segunda exposição, Oswaldo Cruz – vida e obra, relembra aspectos da carreira do idealizador da nossa instituição centenária, que revolucionou a saúde pública brasileira. A contribuição do cientista Oswaldo Cruz no combate a doenças como a febre amarela, peste bubônica e varíola foi decisiva no início do século XX. Seus esforços ajudaram a reduzir os números de mortes causadas pela febre amarela no Rio de Janeiro, então capital federal, de 584 óbitos em 1903 para apenas 4 em 1908. Organizada pelo Museu da Vida, a mostra é composta por dezoito painéis com fotografias e textos que abordam as pesquisas nas áreas de biologia, medicina, saúde pública e outros campos e retratam a trajetória e obra do pesquisador.

As duas exposições estão em cartaz nas salas 01 e 02, no térreo do prédio de Gestão da Fiocruz Ceará, e podem  ser visitadas de 2ª a 6ª feira, das 9h às 15h. Não deixe de visitar e conhecer!

Serviço
Exposições Frederico Simões Barbosa e Oswaldo Cruz – vida e obra
Fiocruz Ceará – Rua São José s/n – Precabura - Eusébio
Das 9h às 15h
Entrada gratuita
Em caso de grupos ou turmas de alunos, pedimos que realizem o agendamento através do e-mail fiocruzceara@fiocruz.br ou pelo telefone 3215 6470.

 

Voltar ao topoVoltar