13/11/2018
Por: Comunicação GTCA/Fiocruz
No mês de setembro, a pesquisadora Bethânia Almeida, do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs) e membro do Grupo de Trabalho de Ciência Aberta (GTCA) da Fiocruz, realizou visitas técnicas em instituições escocesas com o objetivo de compartilhar experiências sobre gestão e abertura de dados administrativos para pesquisa.
Bethânia participou da capacitação Safe Users of Research Data Environment (SURE Training, em inglês), promovida pelo Administrative Data Research Centre Scotland (ADRC Scotland) na cidade de Edimburgo. A capacitação é um dos requisitos para habilitar pesquisadores a acessar dados administrativos de forma segura, legal e responsável.
Entre outras atividades, a pesquisadora se reuniu com Andrew Smith, responsável pela administração operacional do ADRC Scotland, e Carol Porteous, responsável pelo desenvolvimento de atividades que visam engajar a sociedade no uso de dados administrativos em pesquisas de interesse público, particularmente nas áreas sociais e da saúde.
A pesquisadora também realizou visita técnica no Digital Curation Centre (DCC), em Edimburgo, onde conversou com Cuna Ekmekcioglu, senior research data officer e Martin Donnelly, senior institutional support officer, sobre a gestão de dados sensíveis e pessoais e a gestão de dados de pesquisa na perspectiva da Ciência Aberta.