Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

VideoSaúde: programação de julho aborda prevenção, saúde coletiva e história da saúde


08/07/2013

Compartilhar:

A VideoSaúde Fiocruz divulgou sua programação para os próximos dias de julho e agosto. São programas sobre prevenção, saúde da mulher, saúde do trabalhador e história da saúde, que vão ao ar no canal UTV - RJ (canal 11 da NET), sempre às quartas-feiras, às 21h30.

Confira a programação:

Suicídio no Brasil
Horários alternativos: sábado, 13/7 13h; segunda-feira, 15/7, 15h

O suicídio é um problema de saúde pública ainda considerado um tabu. Com a ideia de que a informação é um passo decisivo para romper o tabu social e trabalhar a prevenção, o documentário produzido pelo Grupo de Pesquisa de Prevenção do Suicídio, em parceria com a VideoSaúde, apresenta informações como dados epidemiológicos, percepção social e formas de enfrentamento. A direção é de Eduardo Thielen.

Mulheres Guerreiras
Horários alternativos: sábado, 20/7 13h; segunda-feira, 22/7, 15h

 O documentário mostra a atuação de mulheres nas comunidades da Rocinha, Vidigal e Vila Canoas, no Rio de Janeiro. São mulheres educadoras, donas de casa e trabalhadoras, todas buscando suas identidades e trabalhando pela inclusão social ao promoverem a educação, combaterem a violência e defenderem o meio ambiente nas comunidades onde vivem. Uma realização de Fátima Martins, Carlos Nogueira e Sandra Rodrigues.

Saúde do Trabalhador em Olinda
Horários alternativos: sábado, 27/7 13h; segunda-feira, 29/7, 15h

O programa conta a história da saúde do trabalhador no município de Olinda, em Pernambuco, desde as suas primeiras ações, em 1923, até as ações institucionais desempenhadas pela secretaria de saúde da cidade nos dias atuais. O surgimento da chamada "medicina do trabalho" e as suas características, os avanços obtidos pela saúde do trabalhador, os cursos e capacitações promovidos pela secretaria de saúde e as metas para o futuro. Direção de Wilson Freire, realização da Secretaria de Saúde de Olinda.

Cinematógrafo Brasileiro em Dresden
Horários alternativos: sábado, 3/8 13h; segunda-feira, 5/8, 15h

Com imagens de época e entrevistas com pesquisadores de história da saúde e de cinema, o documentário resgata dois filmes exibidos em 1911 no pavilhão brasileiro da Exposição Internacional de Higiene em Dresden, Alemanha. O combate à febre amarela no Rio de Janeiro e a recém descoberta doença de Chagas em Lassance, Minas Gerais, são os primeiros filmes científicos brasileiros conhecidos, marcando o pioneirismo do Brasil e do Instituto Oswaldo Cruz na utilização de imagens em movimento na comunicação e informação em saúde.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar