Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

VídeoSaúde homenageia trabalho e pesquisa em informação e comunicação em setembro

Homem e mulher usando máscara conversam com alguém de quem só se vê o ombro de costas para a câmera

31/08/2021

Fonte: Comunicação VídeoSaúde

Compartilhar:

A programação da VideoSaúde em setembro se inicia com o vídeo de comemoração dos 35 anos do Icict, o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, com depoimentos de trabalhadores das diferentes áreas da informação, comunicação, ensino e pesquisa que vêm atuando no combate à pandemia de Covid-19 com projetos como BiblioCovid, MonitoraCovid, PNS, Arca, entre outros.

Com o início da primavera e as temperaturas subindo, o risco de proliferação de mosquitos aumenta e acende o alerta para endemia de arboviroses como dengue, chikungunya, zika e febre amarela, a série de vídeos informativos “A pesquisa da Fiocruz Bahia” esclarece o tema. E ainda, Covid-19 em zonas rurais e nas comunidades indígenas, cloroquina e os impactos ambientais e sociais causados pelo rompimento de barragens em Minas Gerais. No programa especial, o documentário “Adesão à vida” apresenta práticas terapêuticas no tratamento da tuberculose e “TPC”, fazendo uso da linguagem ficcional, esclarece mitos e dúvidas sobre as formas de contágio do vírus HIV.

06/09, segunda-feira, 22h30 - Icict 35 anos

As linhas de atuação do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) nas áreas de informação, comunicação, ensino e pesquisa, tendo as ações de enfrentamento à pandemia como recorte.

Reprises:

08/09, quarta, às 22h30
10/09, sexta, às 22h30
12/09, domingo, às 21h30

13/09, segunda-feira, 22h30 - A pesquisa na Fiocruz Bahia - Parte 1

O que são as arboviroses

No vídeo “O que são as arboviroses” são apresentadas as principais doenças desse grupo de enfermidades no Brasil, o que as difere, como elas estão distribuídas e o que as pesquisas realizadas têm demonstrado.

Arboviroses: vetores

Pesquisadores comentam sobre as pesquisas desenvolvidas na Fiocruz Bahia sobre os mosquitos, principalmente o Aedes aegypti, transmissores de arboviroses como dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

Arboviroses: diagnóstico

A importância da avaliação de kits de diagnóstico para as arboviroses e como estão as pesquisas em andamento desenvolvidas na Fiocruz Bahia.

Chikungunya

No vídeo “Chikungunya” saiba mais sobre a doença e como estão as pesquisas em andamento desenvolvidas na Fiocruz Bahia.

Coinfecção: chikungunya e HIV

O vídeo apresenta o estudo em andamento desenvolvido na Fiocruz Bahia, que avalia a infecção por chikungunya em pacientes com o vírus HIV.

Vetores: bueiros como foco de mosquito

No vídeo “Vetores - bueiros como foco de mosquito” conheça a pesquisa desenvolvida na Fiocruz Bahia sobre a presença de mosquitos transmissores de arboviroses como dengue, chikungunya, zika e febre amarela, em bueiros de Salvador.

Reprises:

15/09, quarta, às 22h30
17/09, sexta, às 22h30
19/09, domingo, às 21h30

20/09, segunda-feira, 22h30 - Covid-19: Mortes não são números | A Covid-19 nas comunidades indígenas | Cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19

Covid-19: mortes não são números

A equipe de Covid-19 DivulgAÇÃO Científica conversou com o Gustavo Matta, pesquisador da Fiocruz, sobre porque, depois de meses da pandemia, uma parcela da sociedade começou a considerar normal e aceitável as mortes causadas pela Covid-19 que ocorrem em grandes números no Brasil.

A Covid-19 nas comunidades indígenas

A pesquisadora da Fiocruz Ana Lucia Pontes, em entrevista à equipe de Covid-19 DivulgAÇÃO Científica, aborda o impacto da pandemia sobre as comunidades indígenas e medidas de isolamento social, higienização das mãos, uso de máscaras e outros tipos de assistência que precisam ser adotadas

Cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19

O pesquisador Francisco Paumgartten, da Fiocruz, e a médica Elizabeth Machado, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ, conversam com a equipe de Covid-19 DivulgAÇÃO Científica sobre a comprovada ineficácia da cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19, podendo ser nocivas quando utilizadas de forma inadequada e sem orientação médica.

Reprises:

22/09, quarta, às 22h30
24/09, sexta, às 22h30}
26/09, domingo, às 21h30

27/09, segunda-feira, 22h30 - Vidas suspensas: crimes da mineração em processo | Covid-19 nas zonas rurais do Brasil

Vidas suspensas: crimes da mineração em processo

A partir da visão dos atingidos e atingidas pelos rompimentos das Barragens do Fundão e do Córrego do Feijão, uma narrativa que apresenta a complexidade dos impactos continuados sofridos pela população de Mariana e Brumadinho, que se transformaram em cidades de doentes, cuja população vive à base de remédios. O projeto desenvolvimentista mundial viola a vida cotidiana dos habitantes dos territórios ocupados pela mineração colapsando a vida cotidiana e gerando sofrimento social para os moradores, que além de perderem a moradia, perderam um modo de vida.

Covid-19 nas zonas rurais do Brasil

No Brasil, a pandemia de Covid-19 começou nos centros urbanos e, aos poucos, foi se interiorizando. Com o aumento do número de mortes em municípios do interior, pesquisadores estão preocupados com a falta de políticas públicas de combate à doença, principalmente, nas áreas rurais e remotas do país. Neste vídeo, a equipe Covid-19 DivulgAÇÃO Científica conversa com o pesquisador Cassiano Franco, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que fala sobre as consequências do avanço da Covid-19 nos municípios do interior do Brasil.

Reprises:

29/09, quarta, às 22h30
01/10, sexta, às 22h30
03/10, domingo, às 21h30

28/09, terça-feira, 23h - Programa Especial VideoSaúde - Adesão à vida - as novas práticas terapêuticas no hospital Sanatório Partenon |TPC - nosso trabalho sobre SIDA

Adesão à vida - as novas práticas terapêuticas no hospital Sanatório Partenon

A partir da implementação de um Plano Terapêutico Institucional (PTI), o documentário financiado pela pesquisa PPSUS (2014-2015) acompanha as transformações na relação entre profissionais de saúde, pacientes internados, familiares e parceiros da rede intersetorial.

TPC - nosso trabalho sobre SIDA

Por meio de recursos ficcionais, o vídeo informa sobre os mitos a respeito das formas de contágio do vírus HIV, esclarece dúvidas e destaca a importância do uso do preservativo no ato sexual, inclusive entre pessoas com relacionamentos estáveis.

Reprise: 30/09, quinta-feira, às 23h

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar