Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

VideoSaúde divulga programação do mês


08/04/2022

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

Na programação de abril, a VideoSaúde celebra mais um aniversário do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, o Icict (07/04), apresentando o documentário “Icict 35 anos”, um vídeo comemorativo que apresenta um panorama das linhas de atuação da unidade nas áreas de informação, comunicação, ensino e pesquisa, tendo as ações de enfrentamento à pandemia como recorte.

Em referência ao Dia Mundial da Doença de Chagas (14/04), uma enfermidade que atinge milhões de brasileiros, o vídeo “Doença de Chagas” vem com objetivo de compartilhar de forma educativa como controlar o inseto transmissor, o barbeiro. 

No Programa VideoSaúde Especial, que vai ao ar toda última terça-feira do mês, às 23h, serão exbidos dois documentários com acessibilidade em Libras em homenagem ao Dia Nacional das Mulheres (30/04). O combate por um melhor tratamento de mulheres em gestação no sistema prisional no curta-metragem "Nascer nas prisões: impacto social” e a luta e resistência de pescadoras em busca dos direitos sociais e condições de saúde dignas no documentário “Mulheres das águas”. 

O Programa VideoSaúde vai ao ar toda segunda-feira, às 22h30, no Canal Saúde.

04/04, segunda-feira, 22h30 - Icict 35 anos 


O documentário Icict 35 anos faz um panorama das linhas de atuação de informação, comunicação, ensino e pesquisa, tendo as ações de enfrentamento à pandemia em destaque.

Reprises:
06/04, quarta, às 22h30
08/04, sexta, às 22h30
10/04, domingo, às 21h30

11/04, segunda-feira, 22h30 - Doença de Chagas


O documentário apresenta diferentes aspectos do trabalho do Programa de Melhoria Habitacional para Controle da Doença de Chagas no Estado do Rio Grande do Sul, abordando o controle do inseto transmissor, o barbeiro. 

Reprises:
13/04, quarta, às 22h30
15/04, sexta, às 22h30
17/04, domingo, às 21h30

18/04, segunda-feira, 22h30 - O professor na máquina do tempo | Brasil, aqui tem SUS

O professor na máquina do tempo


Uma jornada pessoal com Fábio Robles, professor da UFF, na área da saúde e seus desafios na arte de ensinar a cuidar do outro em meio a um mundo dominado por superficialidades e ilusões.

Brasil, aqui tem SUS | Borba - AM


O projeto Transformando Sorrisos, da Secretaria Municipal de Saúde de Borba, no Amazonas, promove saúde bucal para ribeirinhos nas viagens da Unidade Básica de Saúde  Fluvial Igaraçu. Em cinco anos de trabalho milhares de pessoas foram atendidas e estimuladas a mudarem seus hábitos.

Reprises:
20/04, quarta, às 22h30
22/04, sexta, às 22h30
24/04, domingo, às 21h30

25/04 segunda-feira, 22h30 - Límpido negro|Cavalos: como eles podem ajudar na luta contra a Covid-19|Consumo de bebidas alcoólicas durante a pandemia de Covid-19

Límpido negro


O filme mostra a situação dos principais rios que cortam a cidade do Rio de Janeiro, uma cidade de belas praias que se contrastam com as águas negras dos córregos poluídos.

Cavalos: como eles podem ajudar na luta contra a Covid-19


O vídeo fala sobre o plasma de cavalos, que é utilizado para o desenvolvimento de soros contra doenças como a raiva e o tétano. Usando a mesma técnica, pesquisadores brasileiros desenvolveram um soro para tratar a Covid-19. A equipe Covid-19 DivulgAÇÃO Científica conversa com Jerson Lima, presidente da Faperj e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que coordena a produção do medicamento por meio de uma parceria da UFRJ com Instituto Vital Brazil e Fiocruz.

Consumo de bebidas alcoólicas durante a pandemia de Covid-19


Neste vídeo, a equipe Covid-19 DivulgAÇÃO Científica conversa com a Zila Sanches, pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo, que fala sobre as consequências do consumo de bebidas alcoólicas durante a pandemia.

Reprises:
27/04, quarta, às 22h30
29/04, sexta, às 22h30
01/05, domingo, às 21h30

26/04, terça-feira, 23h - Nascer nas prisões: impacto social* | Mulheres das águas* *vídeos com tradução em Libras)

Nascer nas prisões: impacto social 


O documentário aborda a dura realidade, conflitos e problemas enfrentados pelas mulheres privadas de liberdade em ter um pré-natal de qualidade, com doenças evitáveis não adequadamente tratadas, discriminação na hora do parto e dificuldades com o cuidado do recém-nascido, além do impacto social.

Mulheres das águas 


Um retrato da vida e da luta das pescadoras nos manguezais do Nordeste do Brasil. O documentário destaca o engajamento e a resistência dessas mulheres em busca da preservação e demarcação dos territórios pesqueiros, manutenção e ampliação dos seus direitos sociais, melhoria das condições de trabalho e da saúde. 

Reprise:  
28/04, quinta-feira, às 23h

Voltar ao topoVoltar