Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Unidades e escritórios da Fiocruz se preparam para comemorar o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência


01/02/2020

Por: João Boueri

Compartilhar:

No próximo dia 11 de fevereiro, Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, as unidades e escritórios da Fundação Oswaldo Cruz promoverão eventos com a finalidade de debater a ciência sob a perspectiva de gênero. Bahia, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Ceará, Pernambuco, Paraná, Minas e Brasília são exemplos de locais que sediarão as programações.

A Fiocruz Paraná vai realizar o lançamento da chamada pública ''Cientista-Madrinha'', que faz parte do projeto ''No Rastro de Merit'' e tem por objetivo promover o acesso e a participação de mais meninas na ciência, oferecendo às estudantes de territórios vulneráveis que sonham ser cientistas a possibilidade de constatação do dia-a-dia de cientistas mulheres, relativizando o que impera no imaginário popular. Uma das atividades proposta da chamada é a cientista-madrinha, que, a exemplo de uma fada-madrinha, se fará cargo de uma estudante que sonhe ser cientista, que lhe visitará na instituição e acompanhará seus passos durante o dia de trabalho. Além disso, o projeto prevê a construção de um jogo contemplando mulheres cientistas que fizeram história e as pesquisas por elas desenvolvidas em suas carreiras, voltado para a sociedade em geral. 

Foto: Fiocruz Paraná

A Fiocruz Mato Grosso do Sul promoverá o evento ''Mulheres na Ciência: Passado, Presente e Futuro'' no Auditório da Câmara dos Vereadores de Campo Grande - MS às 18 horas para o lançamento do Blog “Elas na ciência”, desenvolvido por quatro jovens estudantes do sexo feminino, regularmente matriculadas no ensino médio da Escola Estadual Professor Silvio Oliveira dos Santos. O referido blog vai reunir reportagens, artigos, teses acadêmicas e filmes disponíveis no YouTube sobre a presença da mulher no meio científico. Ademais, as estudantes selecionadas serão incentivadas a identificar mulheres que ocupem posições de destaque no meio científico da cidade de Campo Grande – MS. O conteúdo elaborado a partir do blog permitirá a troca de experiências entre unidades e escritórios da Fundação Oswaldo Cruz, dando acesso ao material produzido para a divulgação da temática de Mulheres e Meninas na Ciência.

 Foto: Fiocruz Mato Grosso do Sul

A Fiocruz Ceará desenvolverá o projeto ''Meninas na Ciência em Eusébio: diálogos para a promoção do pensamento e da ação científica da mulher na sociedade contemporânea'' que tem por objetivo promover o pensamento crítico e criativo de meninas sobre temas relacionados às ciências da saúde e o papel da mulher na sociedade e no meio científico, considerando contexto vivenciado historicamente pelas mulheres. No Auditório da Fiocruz Ceará, dia 11 de fevereiro ás 08h30, vai ocorrer o evento de abertura do projeto que contará com uma mesa de debate cujo tema será: “Mulheres na ciência: um diálogo entre a carreira profissional e o feminismo” com participação de Sonia Guimarães, Doutora em Física no Instituito Tecnológico de Aeronáutica e primeira mulher negra brasileira a lecionar no ITA, Laeticia Jalil, Coordenadora do Núcleo, Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ e Coordenadora do Núcleo JUREMA: Agroecologia, Feminismos e Ruralidades da UFRPE e Andrea Sousa, Zootecnista, Educadora Popular e Coordenadora de Projetos na ONG ESPLAR (Centro de Pesquisa e Assessoria). As inscrições para participação no evento estão sendo realizadas através do Campus Virtual Fiocruz.

 Foto: Fiocruz Ceará

 

 

Voltar ao topoVoltar