Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Unidades da Fiocruz também celebram o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência


27/02/2019

Fonte: CCS/Fiocruz

Compartilhar:

Comemorado em 11 de fevereiro, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência foi lembrado em diversas unidades da Fiocruz com uma série de eventos. De norte a sul do Brasil, pesquisadoras da Fundação – instituição em que mais da metade da força de trabalho é do sexo feminino – lembraram suas trajetórias, os desafios superados e as conquistas obtidas. Foi um dia de celebração, valorização e reafirmação do papel das mulheres na ciência.

O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) promoveu uma roda de conversa feminina. Foi um espaço de diálogo e reflexão, a partir dos depoimentos de mulheres cientistas do Instituto, comentando suas histórias e visões sobre o tema. Também foi feito um panorama da contribuição feminina para a ciência em todo o mundo. Na Fiocruz Minas, onde cerca de 70% dos pesquisadores são mulheres, houve uma série de apresentações sobre o tema. A diretora da unidade, Zélia Profeta, sublinhou a importância de promover a discussão associada a ações afirmativas, visando trazer mais mulheres para a ciência. A Fiocruz Bahia produziu vídeos com depoimentos de pesquisadoras para o especial sobre o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência e os publicou em sua página.

Em Manaus, a Fiocruz Amazonia organizou uma roda de conversa com professoras e pesquisadoras que atuam na ciência, tecnologia e inovação no estado. No caso do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), ex-diretoras e pesquisadoras comentaram suas histórias na ciência. Esteve presente a ex-diretora Keyla Marzochi, uma das primeiras gestoras da Fiocruz.

Campus Virtual da Fiocruz e a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) também divulgaram o evento e as atividades do dia.

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar