Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Túnel do tempo retrata história da Fiocruz em Brasília e a 8ª Conferência Nacional de Saúde

Foto da entrada da Fiocruz Brasília

07/12/2016

Fonte: Fiocruz Brasília

Compartilhar:

O moderno prédio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no campus da UnB, possibilitará uma viagem no tempo. De 12 a 16 de dezembro, a população da capital do país poderá percorrer um túnel que abriga uma exposição curiosa e interativa. Batizada de 30 anos da 8ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) e 40 anos da Fiocruz Brasília: histórias que se cruzam, a exposição celebra dois importantes aniversários registrados em 2016: o da conferência que definiu as bases do Sistema Único de Saúde (SUS) e o da chegada, a Brasília, de uma representação da mais antiga instituição de saúde pública do país.  

A visita se dará em túnel de 30 metros de extensão, em cujas paredes internas serão narradas as trajetórias da 8ª CNS e da Fiocruz Brasília. Recursos como telões interativos, vídeos com depoimentos, jogos, fotos e curiosidades orientarão o passeio do visitante.   

O público poderá conhecer fatos e personalidades importantes que possibilitaram que uma das principais instituições de saúde pública do país, que tem 116 anos de existência, se firmasse no Centro-Oeste brasileiro. 

Momentos marcantes e histórias pessoais de quem construiu a Fiocruz Brasília são apresentados por meio de fotos, vídeos e documentos desde sua criação, em 1976, até os dias de hoje. Em cada espaço da exposição, será possível acompanhar a evolução física da sede da instituição, que inicialmente era uma salinha de apoio à presidência da Fiocruz, até o atual conjunto de prédios no campus da UnB, onde desenvolve diferentes projetos de ensino, pesquisa e extensão apresentados na exposição.

O visitante poderá também reconhecer a importância da 8ª Conferência Nacional de Saúde por meio de fotos, vídeos, réplicas de documentos originais e compreender o contexto que influenciou e definiu esta conferência revolucionária. Alguns de seus personagens ainda trabalham na Fiocruz Brasília e contam ainda curiosidades e avanços daquela época, já que parte das propostas aprovadas foram contempladas na Constituição Federal e deram origem ao Sistema Único de Saúde.

Confira a programação 

Mais informações com a Assessoria de Comunicação da Fiocruz Brasília: 3329-4581.

Serviço

Histórias que se cruzam – 40 anos da Fiocruz Brasília & 30 anos da 8ª Conferência Nacional de Saúde
Inauguração - 12/12 às 13h30, com participação dos diretores das unidades da Fiocruz de todo o país
Aberta ao público até 16/12, de 9h às 18h
Local - Fiocruz Brasília  - Av. L3 Norte s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar