Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Termo de referência é pauta da Câmara Técnica de Pesquisa e Coleções Biológicas 

Paula Xavier apresentou um panorama das políticas e experiências de abertura de dados ao redor do mundo e compartilhou o fluxo e resultado do trabalho do GTCA

27/08/2018

Por: Comunicação GTCA/Fiocruz

Compartilhar:

A participação do Grupo de Trabalho em Ciência Aberta (GTCA) no primeiro dia da III Câmara Técnica de Pesquisa da Vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), nesta quarta-feira (22/08), foi mais um marco nas mobilizações da comunidade Fiocruz sobre a gestão e abertura de dados para pesquisa, ampliando e qualificando o debate na instituição. 

A coordenadora do GTCA, Paula Xavier, apresentou um panorama das políticas e experiências de abertura de dados ao redor do mundo e compartilhou o fluxo e resultado do trabalho do grupo até o momento, expondo práticas, benefícios e desafios colocados pela Ciência Aberta. Todos os participantes da reunião tiveram acesso ao Termo de Referência, documento produzido pelo GTCA com intuito de subsidiar e provocar as discussões na Fiocruz. 

Após a apresentação, durante o debate, os participantes puderam tirar dúvidas, fazer sugestões e levantar novos aspectos sobre este processo dentro da instituição, como a bioproteção e biossegurança, agregando novas perspectivas e reflexões às discussões. “Todo este debate pretende tratar a gestão e a abertura de dados como uma perspectiva na Fiocruz, não há um caráter mandatório”, comentou a coordenadora do GTCA, destacando a importância da ampliação de atores que participam neste diálogo para amadurecer o processo de construção da política interna.

“Discutir a abertura é uma oportunidade para identificarmos e refletirmos, de forma consistente, sobre os dados que a instituição produz desde várias perspectivas - ética, legal, técnica e estratégica. Esta multiplicidade de olhares nos permitirá fazer uma gestão mais profissional dos dados, inclusive melhorando as estratégias de proteção." 

Novas propostas de projetos piloto e a inserção de novos parceiros na discussão que está ganhando cada vez mais na espaço na Fiocruz também foram pautadas no encontro, que contou com ampla participação dos presentes e do Vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas, Rodrigo Correa, que conduziu a atividade. 

O tema voltará a ser abordado em outras Câmaras Técnicas, com o objetivo de intensificar a participação da comunidade Fiocruz na construção de diretrizes para a formulação da política institucional de abertura de dados. 

Reprodução autorizada mediante indicação da fonte. 

Voltar ao topoVoltar