Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Tabagismo: interferência da indústria no combate ao contrabando é tema de campanha


18/08/2022

Fonte: Cetab/Ensp/Fiocruz

Compartilhar:

O Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/Ensp/Fiocruz) lança, no dia 18 de agosto, uma campanha informativa nas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram) sobre como a indústria interfere no combate ao contrabando de derivados de tabaco. O objetivo é mostrar a relação da indústria do tabaco com o contrabando e como ela se utiliza do problema para disseminar sua agenda, que busca a diminuição de impostos para manter seu lucro a custas da saúde de seus consumidores.

O contrabando de cigarros é um problema que gera enormes prejuízos para economia e para saúde pública do país. É importante salientar que essa é uma questão de extrema relevância e deve ser combatida e que o esclarecimento dos fatos é imprescindível para tomadas de decisão que gerem benefícios para toda a sociedade.

A campanha do Cetab contará com postagens que demonstram como a indústria do tabaco se beneficia do contrabando, apesar de se mostrar como uma parceira na luta contra o comércio ilícito. Inclusive, usa como uma de suas principais estratégias, pesquisas com números inflados para combater uma das medidas mais custo-efetivas para o combate ao tabagismo: a política de preços e impostos, recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Cetab também irá lançar uma série de quatro episódios sobre o tema no seu podcast oficial Onde Tem Fumaça Tem Fogo. O primeiro episódio será com o Gerente de Programa do Secretariado da Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco, Rodrigo Feijó. O programa já está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio.

O Cetab, em parceria com a STOP (Stopping Tobacco Organization), também publicou um relatório que analisa como a indústria do tabaco usa a estratégia de Responsabilidade Social Corporativa para interferir no combate ao comércio ilícito, com o intuito de disseminar sua agenda. 

O relatório está disponível no site do Observatório do Tabaco.

Voltar ao topoVoltar