Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

SP desobriga uso de máscara no transporte público


12/09/2022

VPAAPS/Fiocruz

Compartilhar:

O uso das máscaras faciais de proteção contra a Covid-19 em ônibus, trem e metrô de São Paulo deixou de ser obrigatório, a partir do dia 9 de setembro de 2022. A utilização permanece obrigatória em hospitais, laboratórios e postos de saúde.

Desde maio de 2020, as máscaras passaram a ser obrigatórias e após parecer do Conselho Gestor da Secretaria de Estado de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo (SCPDS), antigo Comitê Científico, Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo decidiram pela desobrigação do uso das máscaras. 

Na avaliação do Comitê, o atual cenário epidemiológico da Covid-19 permite flexibilizar a restrição. Também aponta as altas taxas de cobertura vacinal, expressiva queda nas internações por Covid-19 e uma taxa de óbitos por milhão de habitantes menor do que em países desenvolvidos. 

A vice-presidente interina de Ambiente Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz) e coordenadora da Comissão de doenças respiratórias ambientais e ocupacionais da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Patrícia Canto, apoia a medida. 

Segundo Patrícia, é necessário manter as taxas de vacinação para proteger toda população e reduzir a taxa de transmissão. “A pessoa com sintomas deve ser testada e deverá seguir as recomendações de isolamento se o teste for positivo”. Também destaca a importância de avaliar o contexto epidemiológico, o avanço da cobertura vacinal e priorizar a vigilância em saúde. 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar