Início do conteúdo

SNCT 2021 na Fiocruz traz depoimentos sobre ciência, saúde, pandemia e meio ambiente


26/10/2021

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Compartilhar:

Depoimentos com relatos de experiências, ideias e vivências diversas são o novo lançamento da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Fiocruz. A SNCT 2021 vai até o final deste mês, com publicação de conteúdos inéditos e exclusivos no canal do YouTube da Fiocruz.

Os depoimentos são uma forma de trazer para o público informações sobre bastidores, experiências pessoais e histórias inspiradoras. Os vídeos serão postados em duas versões, uma com libras e legenda e outra com audiodescrição.

Entre os lançamentos, estão depoimentos sobre desafios da pandemia e experiências de superação dos problemas. Fiocruz Rondônia: desafios da pesquisa em meio as desigualdades sociais e regionais fala sobre pesquisa no contexto amazônico de desigualdades agravado pela pandemia.

A Fiocruz Ceará e a Cooperação Social também trazem uma série de vídeos nessa linha, todos produzidos em colaboração. Vale acompanhar duas histórias de famílias que conseguiram organizar a casa e a convivência para evitar a contaminação pela Covid-19: Família Pereira Vive e Convive Sem Covid-19: quintal produtivo como recurso e Estratégia Familiar para Viver e Amar Sem Covid-19. Tem ainda As Facetas da Pandemia: músico carioca amplia a família e mercado de trabalho e Inovação com Segurança na Pandemia: ampliei minha empresa, depoimentos de empreendedores que, mesmo com lockdown, ampliaram seus negócios. Além de Juntos Somos Mais Fortes, uma história sobre uma rede de solidariedade ativada por uma associação de moradores.

Outro destaque é o vídeo Menina na Ciência um relato de vivência da Fiocruz Mato Grosso do Sul, depoimento de uma psicóloga sobre como um projeto de divulgação científica na escola impulsionou a escolha por uma carreira científica. E Consultório na Rua: conhecer para acolher, fruto da pesquisa desenvolvida pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), com sete equipes que atuam na cidade do Rio de Janeiro.

O Instituto Oswaldo Cruz traz o vídeo Um Inseto no Aconchego do seu Lar: percevejo de cama, ensinando a identificar e evitar esse mal. Já o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas Tuberculose explica como um simples hemograma pode ser usado para detectar anemia e, portanto, prever a gravidade da tuberculose em Impacto da Anemia nos Desfechos da Tuberculose em Pessoas que Vivem com HIV/Aids.

Por fim, a Fiocruz Ceará e a Cooperação Social discutem inovação e desafios em Inovando Cidades no Planeta: desafios ambientais, sociais e econômicos.

Acesse playlist completa dos depoimentos. Os links para os vídeos com audiodescrição estão sempre na descrição dos vídeos com legenda e libras.

A programação completa da SNCT 2021 está disponível no site do evento.

Voltar ao topoVoltar