Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Site PenseSUS também está no Facebook e Twitter

Foto da página inicial do site PenseSUS com os verbetes da saúde e a imagem de um idoso olhando a palavra SUS

12/12/2016

Por: Marina Maria (PenseSUS / Fiocruz)

Compartilhar:

O site PenseSUS – A reflexão fortalece essa conquista lançou a sua página no Facebook. Junto ao perfil criado no Twitter, o objetivo é dispor da versatilidade das redes sociais para gerar uma aproximação com o público, a partir das possibilidades de interação das tecnologias de informação e comunicação, ampliando o acesso a análises e dados acerca do SUS. Espera-se também, com as redes sociais do PenseSUS e os debates propostos nestes espaços, estimular que as pessoas compartilhem suas observações e questões sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). Por exemplo, os seguidores do Facebook e Twitter serão convidados a enviar vídeos com depoimentos sobre suas experiências de atendimento em saúde ou com algum programa específico, e por aí em diante.  

A implementação das redes sociais do site PenseSUS foi possível a partir da aprovação de um projeto pelo Programa de Indução à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (PIPDT), do Instituto de Comunicação e Informação Tecnológica e Científica em Saúde (Icict/Fiocruz).  “A comunicação em rede propiciada pela internet e facilitada pelas redes sociais não é suficiente para distribuí-la. É preciso conhecer melhor os usuários e suas especificidades e desenvolver estratégias para interagir com diversos grupos e comunidades discursivas se quisermos que a comunicação chegue além dos nossos próprios limites geográficos, afinidades culturais e ideológicas. Do contrário, estaremos amplificando a comunicação entre os pares”, analisa Daniela Muzi, coordenadora do projeto.

“Esperamos com as redes sociais do site dar voz a outros atores, que não apenas especialistas da saúde coletiva, mas também usuários do SUS e ativistas pelo direito à saúde, por exemplo. É um passo que poderá contribuir tanto para gerar insumos para a atualização do site PenseSUS, quanto para a reflexão a respeito das políticas públicas e práticas neste contexto", explica Marina Maria, editora do site PenseSUS.

Criado pelo Icict/Fiocruz em função dos 25 anos do SUS, e no ar desde 2014, o site PenseSUS reúne produções diversas que estimulam a reflexão sobre os desafios para a política nacional de saúde no Brasil, a partir de uma navegação dinâmica por verbetes relacionados a conceitos estratégicos do setor. Neste sentido, são disponibilizados conteúdos em diferentes mídias, como vídeos, artigos, estudos, reportagens, promovendo um debate sobre o sistema de saúde, com base na produção de pesquisadores, representantes da sociedade civil organizada, entre outros segmentos.

Para mais informações: pensesus@fiocruz.br

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar