Início do conteúdo

Simpósio Avançado de Virologia acontece dia 11/5


22/04/2021

Por: Max Gomes (IOC/Fiocruz)

Compartilhar:

A pandemia causada pelo novo coronavírus colocou novamente em evidência o comportamento dos vírus na sociedade. No entanto, para pesquisadores e especialistas em saúde pública, esses pequenos organismos sempre estiveram em foco. Para debater esse e outros assuntos que integram a ampla área da virologia, será realizada a sexta edição do Simpósio Avançado de Virologia Hermann Schatzmayr. O encontro virtual acontece no dia 11 de maio, a partir das 9h, com transmissão gratuita pelo canal do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) no YouTube.

Organizado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o evento terá as dinâmicas entre vacinação e doenças virais no Brasil como tema central de palestras e debates. Participam pesquisadores de referências nas áreas de virologia e epidemiologia, além de especialistas em inovação e produção de vacinas. No encontro, será divulgado também o livro Vacinas, da Editora Fiocruz. A inscrição para o simpósio, que garante emissão de certificado de participação, poderá ser feita no Campus Virtual Fiocruz. Confira, abaixo, a programação completa.

O evento conta ainda com a edição 2021 do Prêmio de Teses e Dissertações em Virologia Hermann Schatzmayr. A premiação visa distinguir trabalhos de elevado valor para área de estudo dos vírus desenvolvidos por alunos de pós-graduação. Os interessados podem enviar suas candidaturas até o dia 26 de abril. As inscrições devem ser feitas por e-mail, com destino para savhs@ioc.fiocruz.br e simpvirologia@gmail.com. Poderão concorrer ao prêmio autores de teses e dissertações defendidas entre os meses de maio de 2019 e março de 2021.Confira o edital.

Desde a sua primeira edição, em 2012, o Simpósio Avançado de Virologia tem sido um estimulador na integração de alunos de pós-graduação, abrindo espaço para o compartilhamento dos resultados de seus estudos. O simpósio carrega em seu nome uma homenagem ao notório pesquisador Hermann Schatzmayr, falecido em 2010, cujos 50 anos de carreira acompanharam a trajetória da virologia no Brasil. Líder da equipe responsável pelo isolamento dos vírus da dengue tipos 1, 2 e 3 no país, Schatzmayr participou também dos esforços de erradicação da varíola e da poliomielite. Saiba mais sobre o pesquisador.

Programação

8:45 - Abertura

9:40 - Apresentação
Theatro Municipal do Rio de Janeiro

10:10 - Palestra
Vacinas, Virologia e participação de Hermann

11:20 - Especialistas respondem
Questões sobre vacinação e virologia

13:30 - Mesa rodanda
Vacinação e Doenças Virais no Brasil

14:50 - Divulgação do livro
Vacinas da Editora Fiocruz

15:10 - Prêmio de Teses e Dissertações em virologia Hermann Schatzmayr

16:00 - Encerramento
Apresentação Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar