Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Sífilis e doença de Chagas são alguns dos temas de novembro do Centro de Estudos do IOC


04/11/2014

Fonte: IOC/Fiocruz

Compartilhar:

Na próxima sexta-feira, 7/11, o Centro de Estudos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) inicia sua programação de novembro. No primeiro encontro, o debate será sobre os resultados do artigo HIV-1, HBV, HCV, HTLV, HPV-16/18, and Treponema pallidum infections in a sample of brazilian men who have sex with men. A sessão contará com a participação das pesquisadoras do IOC Selma de Andrade Gomes, do Laboratório de Virologia Molecular; Alcina Nicol, do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas Médicas; Mariza G. Morgado, chefe do Laboratório de Aids e Imunologia Molecular; além de Adriana Pinho, estudante de pós-doutorado do Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde.

Na sessão do dia 14, o Centro de Estudos recebe os pesquisadores Delir Corrêa Gomes, chefe Laboratório de Helmintos Parasitos de Vertebrados do IOC, e Eduardo José Lopes Torres, do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Os especialistas discutirão o tema Recursos técnicos para o avanço da helmintologia estrutural. Da arte no papel à modelagem 3D.

Já no dia 28, é a vez do pesquisador Thomas Schmidt, do Institut Pharmazeutis Biologie und Phytochemie (IPBP) e da University of Muenster, na Alemanha, apresentar a palestra Natural Products against Neglected Diseases – recent advances of our research within ResNet NPND.

As sessões do Centro de Estudos acontecem às 10h, no auditório Emmanuel Dias, no Pavilhão Arthur Neiva.

Sessões extraordinárias

Além dos encontros habituais de toda sexta-feira, o IOC promove também sessões extraordinárias do Centro de Estudos. No mês de novembro, serão três. No dia 10/11 (segunda-feira), Jeremy Mottram, professor de parasitologia celular e molecular e decano de pós-graduação da Universidade de Glasgow, Escócia, ministrará a palestra Validation of protein kinases as drug targets in the African Trypanosome; lessons for Leishmania. Na ocasião ele fará ainda uma breve apresentação das oportunidades para estudantes brasileiros na Universidade de Glasgow. A sessão acontece às 14h, no auditório Emmanuel Dias, no Pavilhão Arthur Neiva.

O agente causador da doença de chagas será o tema da palestra do dia 19/11 (quarta-feira). Deborah Nicoll-Griffith, presidente da EndoParagon Inc, empresa canadense de biotecnologia, apresentará a palestra Is cruzipain the ‘Achilles Heel’ of Trypanosoma cruzi?. O encontro acontece às 10h, no auditório Emmanuel Dias, no Pavilhão Arthur Neiva.

Encerrando as sessões extraordinárias, no dia 25/11 (terça-feira) acontece o evento comemorativo ‘25 anos de Citometria de Fluxo no Brasil’. A conferência de abertura Growing Up and Growing Old in Cytometry será realizada por Howard Shapiro, pesquisador associado em Patologia do Hospital Beth Israel, em Boston, e diretor do The Center for Microbial Cytometry dos Estados Unidos. A sessão começa a partir de 10h15, no auditório Emmanuel Dias, no Pavilhão Arthur Neiva. 

 

Voltar ao topoVoltar