Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Serviço da Fiocruz orienta futuros viajantes


03/08/2017

Fonte: INI/Fiocruz

Compartilhar:

O Ambulatório de Medicina do Viajante, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, oferece informações sobre prevenção e tratamento de doenças para maiores de 16 anos, com viagens marcadas para outras regiões do país ou para o exterior. Nas consultas, especialistas oferecem orientação de acordo com o estado de saúde do usuário, seu destino e duração da viagem. “Nosso objetivo é tornar a viagem o mais segura possível do ponto de vista sanitário. Não podemos prever tudo, mas preparamos o viajante para que corra o menor risco possível”, afirma Marcellus Dias da Costa, médico do serviço.

“O ideal é que a pessoa marque a consulta no Ambulatório com, pelo menos, 30 dias de antecedência. Para visitar algumas regiões da África, por exemplo, é recomendado que o viajante faça a Profilaxia Pré-Exposição à raiva, que requer três doses de vacina ao longo de 28 dias”, explica Marcellus. Segundo ele, devemos considerar também que informação adequada para os viajantes tem uma importância fundamental na prevenção da introdução e reintrodução de doenças em determinadas áreas. “Vivemos um tempo de doenças globalizadas e diversas medidas de prevenção e controle sanitário são adotadas nas fronteiras, aeroportos e portos pelo mundo. Hoje é possível viajar por diferentes países, em curtos espaços de tempo, durante o período de incubação das mais variadas enfermidades, o que pode potencializar sua disseminação", conclui.

Além do atendimento, o Ambulatório oferece também as vacinas disponíveis no SUS já na primeira consulta, de acordo com o aconselhamento. Entretanto, medicamentos sugeridos para uso na viagem não são fornecidos pela farmácia do INI. No dia da consulta o paciente deve trazer um documento de identidade com foto e, caso possível, a carteira de vacinação. O Ambulatório de Medicina do Viajante funciona de segunda a sexta-feira e os agendamentos podem ser feitos pelos telefones (21) 3865.9124 e (21) 3865.9125.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar