Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Sensibilidade em Cores


17/02/2023

O dermatologista Marco Andrey Cipriani Frade faz exposição virtural para alertar a população sobre a hanseníase.

Compartilhar:

Para alertar a população e auxiliar no diagnóstico da doença hanseníase, o dermatologista Marco Andrey Cipriani Frade, colaborador da Fiocruz São Paulo por meio da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP), apresenta a exposição “Sensibilidade em Cores” neste mês de fevereiro de maneira virtual.

Por meio de cores vibrantes, formas geométricas de diferentes tamanhos e poemas emocionantes, além de uma releitura das obras de Piet Mondrian, pintor holandês do século XX, o especialista busca tornar o abstrato em concreto, sensibilizando e transmitindo as dificuldades de quem sofre com a doença.

“A exposição serve como um alerta para a comunidade, mas principalmente aos profissionais de saúde, explicando sobre as formas mais sutis e comuns de manifestação da hanseníase”.

Durante a análise, Marco observou que há uma força tátil aplicada quando a doença agride e altera a sensibilidade em pequenos segmentos. Para isso, foram aplicados os monofilamentos de Semmes-Weinstein, instrumento para a variação de sensibilidade funcional dos nervos periféricos. O equipamento varia entre a sensibilidade normal, representada pela cor verde, até a sensibilidade, o nível máximo de falta de sensibilidade, representada pela cor preta.

“Busco demonstrar e apresentar  a ferramenta de monofilamentos, para fazer a medida de sensibilidade ao tato fino, também útil para avaliar a eficácia do tratamento antibiótico da hanseníase e a regeneração neural do indivíduo naquela área”, comenta o dermatologista.

A exposição está disponível permanentemente no site da ArtSteps e pode ser acessada clicando aqui. Veja abaixo alguns sintomas da hanseníase:

  • Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas no corpo, com perda ou alteração de sensibilidade térmica, tátil e à dor. Comuns nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, no tronco, nádegas e pernas;
  • Áreas apresentam diminuição dos pelos e do suor;
  • Dor e sensação de choque, formigamento, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e pernas;
  • Inchaço de mãos e pés;
  • Diminuição da sensibilidade e da força;
  • Surgimento de úlceras de pernas e pés;
  • Febre, edemas e dor nas articulações;
  • Sangramento no nariz;
  •  Ressecamento nos olhos.

 

Voltar ao topoVoltar