Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Seminário recebe secretário do MS, lideranças e especialistas para debater saúde indígena


18/04/2023

Agência Fiocruz de Notícias

Compartilhar:

Em meio à crise na saúde indígena no país, os Seminários Avançados em Saúde global e Diplomacia da Saúde desta quarta-feira (19/4) debatem o assunto com foco nos desafios globais. Para pensar novos caminhos neste aspecto, o webinário terá, entre especialistas e lideranças nacionais e internacionais, a participação do secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Ricardo Weibe Tapeba. O debate, organizado pelo Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), começará às 10h (horário de Brasília) e terá transmissão pelo YouTube em português, inglês e espanhol.

Em sua fala, o secretário abordará, principalmente, os desafios das políticas de saúde indígena no Brasil. Também pelo Ministério da Saúde, a médica e pesquisadora Ana Lúcia Pontes, que coordena as ações humanitárias para o povo Yanomami na pasta, irá tratar no seminário justamente da crise humanitária e sanitária que os atinge.

Para trazer a visão das comunidades, uma das coordenadoras das Organizações indígenas da Bacia Amazônica (Coica), Josien Aloema, participará do webinário falando sobre o posicionamento dos povos sobre saúde indígena na região da Bacia Amazônica, que reúne todos os países ao redor da região. Trazendo também a importância da informação no debate da saúde indígena, o webinário recebe a pesquisadora americana do International Group for Indigenous Health Measurement e do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) dos Estados Unidos, Michele Connolly. Ela é responsável por analisar informações sobre a saúde dos povos indígenas da América do Norte, incluindo os aborígenes do Canadá.

De Genebra, da delegação brasileira da embaixada junto à Organização Mundial de Saúde (OMS), Débora Lobato trará atualizações sobre a resolução da OMS sobre saúde de povos indígenas. A mediação e introdução do será feita pelo pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e professor no Departamento de Antropologia do Museu Nacional/UFRJ, Ricardo Ventura Santos.

“Esse seminário tem uma importância muito grande pois trará, entre outros aspectos, informações atualizadas sobre, por exemplo, em que pé estão as discussões ao redor da resolução que o Brasil apresentou sobre saúde dos povos indígenas, uma abordagem global, para ser aprovada na Assembleia mundial da saúde de maio“ comenta o coordenador do Cris/Fiocruz, Paulo Buss, que destaca a relevância da atuação dos painelistas no assunto.

 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar