Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Seminário online debate a gestão de arquivos na quarentena

Quarta semana nacional de arquivos

08/06/2020

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

Em contrapartida à redução de atividades presenciais nos arquivos, o afastamento social imposto pela pandemia de Covid-19 tem impulsionado estratégias de alcance de público, ao mesmo tempo que se assiste a um incremento da produção de conhecimento, métodos e procedimentos. Nesse contexto, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove o seminário online O arquivo em quarentena: da pausa à ação. O evento será realizado em 9 de junho, às 15h, com transmissão ao vivo pela página da COC no Facebook. A atividade integra a 4º Semana Nacional de Arquivos, que acontece entre 8 e 14 de junho.

Organizado pelo Departamento de Arquivo e Documentação da COC, o seminário apresentará três iniciativas atuais, todas multidisciplinares e desenvolvidas em interface com outras unidades da Fiocruz. Voltado a pesquisadores, profissionais e estudantes da área, o evento tem o objetivo de contribuir para a gestão de documentos, o aperfeiçoamento de instrumentos de pesquisa de arquivos e a preservação e a segurança de acervos arquivísticos em contextos de crise sanitária.

O diretor da COC, Paulo Elian, fará a abertura do encontro. A programação continua com Ivone Pereira de Sá, que atua no Serviço de Gestão de Documentos da COC e no Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos da Fundação Oswaldo Cruz (Sigda/Fiocruz) Ela falará sobre a metodologia aplicada na elaboração do manual de aplicação do padrão de metadados de documentos arquivísticos digitais da Fiocruz, que traz, como aspecto inovador, a identificação e a compatibilização de metadados comuns aos diferentes gêneros documentais. Isso viabiliza a necessária integração entre eles e a interoperabilidade entre sistemas informacionais.

O seminário receberá também a bibliotecária Marise Terra Lachini, da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde da COC, e Felipe Almeida Vieira, gestor da Base Arch no Serviço de Arquivo Histórico do DAD. Eles apresentarão o trabalho A preparação do registro de autoridade: indexação de nomes na prática arquivística, realizado em consonância com a Política de Indexação da COC e o vocabulário controlado para seus acervos. Além da discussão sobre formatos e critérios de entrada de nomes, os participantes abordarão a indexação na prática arquivística e o uso do AtoM como recurso informacional.

Participa também do evento Ana Roberta Tartaglia, chefe do Serviço de Conservação e Restauração do DAD, que falará sobre o tema Conservação preventiva no arquivo: lições e ações para o momento atual. Ela apresentará as iniciativas para salvaguarda do acervo arquivístico sob a guarda da COC e a proteção de funcionários e usuários no atual período de afastamento social. Ana Roberta discutirá ainda os cenários possíveis para a retomada das atividades presenciais com a reabertura do acervo para consulta, com base em recomendações emanadas de instituições de patrimônio cultural.

Programação

15h - 15h10 | Abertura do evento: Paulo Elian, diretor da COC

15h10 - 15h30 | Metodologia aplicada na elaboração do Manual de aplicação do padrão de metadados de documentos arquivísticos digitais da Fiocruz, por Ivone Pereira de Sá, doutora em Ciência da Informação, em atuação no Serviço de Gestão de Documentos/DAD/COC e no Sistema de Gestão de Arquivos e Documentos da Fundação Oswaldo Cruz (Sigda/Fiocruz);

15h30h – 16h | A preparação do registro de autoridade: indexação de nomes na prática arquivística, por Marise Terra Lachini, bibliotecária especialista em arquivos e em gestão de projetos, em atuação na Biblioteca de História das Ciências e da Saúde/COC; e Felipe Almeida Vieira, mestre em História, em atuação no Serviço de Arquivo Histórico/DAD/COC e gestor da Base Arch;

16h – 16h20 | Conservação preventiva no arquivo: lições e ações para o momento atual, por Ana Roberta Tartaglia, mestre em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde, chefe do Serviço de Conservação e Restauração do DAD e membro do GT de Gerenciamento de Riscos e Conservação Preventiva da COC.

16h20h – 17h | Debate com o público

Mediação: Regina Marques, chefe do Departamento de Arquivo e Documentação da COC.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar