Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Seminário na Fiocruz aborda direitos humanos, saúde e seguridade social


19/04/2022

Cristina Azevedo (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

Os Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde desta quarta-feira (20/4) tratará sobre Direitos humanos, saúde e seguridade social: a promessa de um novo contrato social face às políticas de austeridade. Organizado pelo Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), ele trará participantes de peso no cenário mundial, como o embaixador Federico Villegas, presidente do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. Com início marcado para 10h, terá transmissões em português, inglês e espanhol.

“A ideia principal é analisar a proposta feita pelo secretário geral da ONU, António Guterres, na 49ª sessão do Conselho de Direitos Humanos, de expandir as proteções sociais, ver as possibilidades de explorar isso para que se concretizem”, disse Armando de Negri Filho, pesquisador sênior do Cris/Fiocruz que mediará o debate.

Diferentes perfis

Para isso, o seminário contará com diferentes perfis de palestrantes, de diferentes países e que trarão visões variadas para a questão. Federico Villegas falará sobre Direitos humanos e saúde global: a agenda 2022. Além de presidente do Conselho de Direitos Humanos, ele é o representante permanente da Argentina no escritório da ONU em Genebra.

O italiano Stefano Prato, diretor administrativo da Sociedade para o Desenvolvimento Internacional (SID na sigla em inglês) e editor da revista Development, tratará do Direito ao desenvolvimento e os desafios da construção de sistemas de proteções sociais. 

De Xangai, Tings Chak comentará O combate às desigualdades na China e a eliminação da extrema pobreza: aprendizados para um novo contrato social global. Chak é pesquisadora e coordenadora do Departamento de Arte do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social e cofundadora do Dongsheng News.

Caberá à ativista e pesquisadora Francine Mestrum, fundadora da rede Global Society Justice, falar sobre a Universalização da seguridade social como direito humano e seus desafios frente às políticas de austeridade. 

Cientista político e economista italiano, Riccardo Petrella, da organização Ágora dos Habitantes da Terra, abordará Bens públicos comuns globais, a ilegalidade da pobreza e a emergência de uma cidadania global. “Ele traz um paralelo com o raciocínio aplicado à escravidão: a pessoa não nasce pobre, ela é uma pessoa empobrecida”, diz De Negri.

A equipe de palestrantes se completa com Eric Friedman, da Alliance for a Framework Convention on Global Heath, que discutirá A contribuição de um tratado de saúde global para a implementação do direito à saúde. 

Médico, epidemiologista e especialista em medicina de emergências, De Negri destaca a necessidade de redistribuir a riqueza e que o apelo feito por Guterres na 49ª sessão do Conselho de Direitos Humanos não seja esquecido.

Serviço:

O Seminário Avançado Cris em Saúde Global e Diplomacia da Saúde acontece nesta quarta-feira (20/4), das 10h às 12h30, com transmissões em português, inglês e espanhol:

Português:

Espanhol:

Inglês:

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar