Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Seminário do Cris/Fiocruz debate direitos humanos e saúde


04/04/2023

Ana Paula Blower (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

Nesta quarta-feira (5/4), os Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde se voltam para o tema dos Direitos Humanos e Saúde. Para isso, contará com a participação, por vídeo, do ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, e especialistas nacionais e internacionais da área. Os painelistas irão debater A saúde das pessoas e a ordem econômica internacional. Organizado pelo Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), o webinário ocorrerá das 10h às 12h e terá transmissão em português, inglês e espanhol. 

Almeida falará, em um vídeo, sobre o papel do governo brasileiro e a materialização dos Direitos Humanos no espaço nacional e internacional. Já a chefe da Assessoria de participação social e diversidade do Ministério da Saúde, Lucia Souto, falará sobre os direitos humanos e o futuro do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para direcionar o webinário para os temas econômico e internacional, a representante internacional da Food first information and action network (Fian) no sistema de direitos humanos da ONU, Ana Maria Suarez Franco, falará da relação do tema com as empresas transnacionais. A especialista independente  do CDH da ONU em dívida externa, outras obrigações financeiras internacionais e direito humanos, Attyia Warus falará, em vídeo, das propostas para uma nova ordem econômica e financeira internacional. 

O diretor do Centro de direitos humanos da Universidade para a paz (UPEACE), Mihir Kanade, integra o quadro de painelistas internacionais e falará, em vídeo, sobre o tratado sobre o direito ao desenvolvimento e seu impacto na saúde dos povos. A coordenação e introdução do webinário é do pesquisador sênior do Cris/Fiocruz Armando de Negri Filho. 

O webinário será transmitido em português, inglês e espanhol. 

Em português:

 

Em espanhol:

 

Em inglês:

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar