Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Seminário debaterá cooperação em saúde na visão do Sul global


06/09/2022

Agência Fiocruz de Notícias (AFN)

Compartilhar:

Representantes das Nações Unidas, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Fiocruz se reúnem, nesta quinta-feira (8/ 9), para debater a Cooperação internacional em saúde na perspectiva do Sul Global. O encontro será na edição desta semana dos Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/ Fiocruz), às 10h. 

Para compor o debate, os especialistas farão apresentações e haverá a mediação da médica e membro da equipe do Cris/Fiocruz, Regina Ungerer, que falará também sobre as facetas da cooperação Sul-Sul, Norte-Sul e triangular. A vice-diretora do escritório das Nações Unidas para cooperação Sul-Sul, Xiaojun Grace Wang, trará a visão do órgão sobre cooperação internacional em saúde para o desenvolvimento sustentável.

Já o diretor de cooperação da CPLP, Manuel Lapão, abordará as perspectivas do tema para a comunidade dos países de língua portuguesa. O debate contará ainda com representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), como o diretor da Cooperação nacional e sub-regional do órgão, Godfrey C. Xuereb. Ainda entre os painelistas da Opas está o membro do Programa Sub Regional para América do Sul, Paolo Balladelli, que falará sobre o tema principal do seminário e filantropia. 

Para falar sobre cooperação internacional em saúde do Brasil, participará do seminário o diretor da ABC, o embaixador Rui Pereira. 

O seminário será transmitido em português, inglês e espanhol. 

Em português:

Em espanhol:

Em inglês:

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar