Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Seminário debate saúde e desenvolvimento nas cúpulas dos Brics e da CPLP


05/09/2023

Cristina Azevedo (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

A edição desta semana dos Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) reunirá pesquisadores e especialistas para debater Saúde e Desenvolvimento nas Cúpulas dos Brics e da CPLP. Entre os temas específicos estão, por exemplo, a cooperação técnica e política em saúde e a visão do Brasil para o assunto. O webinário será nesta quarta-feira (6/9), às 10h, e terá tradução simultânea para português, inglês e espanhol.  

O seminário será dividido em duas partes. A primeira é voltada para o tema nos Brics – grupo de países que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e que terá mais seis membros a partir do próximo ano. E terá introdução e mediação da pesquisadora visitante do Cris, Claudia Hoirisch. Ana Garcia, diretora do BRICS Policy Center e professora adjunta do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, trará a visão da academia e da sociedade civil. E o embaixador Alexandre Ghisleni, assessor de Relações Internacionais do Ministério da Saúde, tratará sobre a cooperação política e técnica dentro do bloco.

A segunda parte discutirá o tema em relação à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e terá a mediação de Erika Kastrup, pesquisadora do Cris/Fiocruz. Representante do Brasil na CPLP, o diplomata Juliano Féres Nascimento mostrará o ponto de vista do país. Já Augusto Paulo Silva, diretor do Escritório da Fiocruz em Moçambique e pesquisador do Cris, abordará a discussão no bloco e o Plano Estratégico de Cooperação em Saúde (PECS-CPLP).

Serviço

O seminário será transmitido pelo Vídeo Saúde, no YouTube, a partir das 10h (hora de Brasília), nos seguintes links:

Em português: 

Em espanhol:

Em inglês:

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar