Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Seminário debate impactos da pandemia nos sistemas de saúde


30/05/2022

Ana Paula Blower (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

Como os sistemas de saúde farão para se manter funcionado no futuro? Os impactos da pandemia nos sistemas de saúde e como eles estão se preparando para responder a novas emergências será o tema do próximo Seminários avançados em Saúde global e diplomacia da Saúde do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz). Sob o título de Sistemas de saúde em transformação: tendências e desafios, o evento ocorre, de forma online, nesta quarta-feira (1º/6), às 10h, e terá como painelistas especialista da Fundação e de instituições internacionais.

Diretor do Cris/Fiocruz e coordenador do evento, Paulo Buss explica o motivo pela escolha do tema: “Percebemos que houve um abalo grande do sistema de saúde no enfrentamento da pandemia e existem questionamentos sobre o desempenho deles na maioria dos países do mundo. Isso gerou a necessidade de se discutir que transformações devem ocorrer para o enfrentamento de situações similares que provavelmente virão”.

Buss acrescenta que o webinar debaterá também os impactos nos atendimentos causados pela pandemia, como atraso em diagnósticos, na regularidade da assistência básica, entre outros. “Os problemas que cercaram a pandemia mostraram que ela é uma sindemia, uma combinação da enfermidade infecciosa com consequências sobre todos os outros elementos de um sistema de saúde”, pontua o diretor do Cris/Fiocruz.

O debate será entre quatro especialistas: Cristiani Vieira Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, que falará sobre os sistemas de saúde hoje, as formas de regulação e gestão; James Fitzgerald, diretor de sistemas de saúde e serviços da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que trará o debate sobre o tema nas Américas e as recomendações da agência da ONU; e Shabir Moosa, médico de família em Johanesburgo, que abordará o tema da dimensão da África. O debatedor do webinar será Ginés González García, reitor emérito da Universidad Isalud da Argentina e ex-ministro da Saúde do país. 

O seminário será transmitido pelo YouTube em português, inglês e espanhol.

Em português:

Em inglês:

Em espanhol:

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar