26/06/2023
Ana Paula Blower (Agência Fiocruz de Notícias)
A edição dos Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde desta quarta-feira (28/6) debaterá os desdobramentos da pandemia de Covid-19 e outras emergências em saúde, com a participação de especialistas da Fiocruz e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) que lidam de frente com os temas e trarão suas perspectivas. Entre os assuntos principais da conversa, estarão o fim e a trajetória da pandemia, a origem dos patógenos e a importância da vigilância em saúde. O webinário, realizado pelo Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), terá transmissão em português, inglês e espanhol, às 10h.
“Este seminário pretende abordar as principais questões relativas às doenças emergentes e como elas se encontram neste momento”, explica o coordenador do Cris/Fiocruz, Paulo Buss, que acrescenta: “E a primeira pergunta para a especialista Margareth Dalcolmo será se a pandemia acabou e o que isso significa, o que se deve fazer e como irá transcorrer a evolução da doença”.
Como adiantou Buss, a pneumologista e pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcolmo irá cobrir esse grande aspecto da pandemia de Covid-19. Já o coordenador do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz), Carlos Morel, irá tratar das origens do Sars-CoV-2 e outros patógenos, assunto que desenvolve como membro do Scientific Advisory Group for the Origins of Novel Pathogens (Sago), comitê consultivo científico para origens de novos patógenos da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para trazer uma visão da história da pandemia e de outras crises, o historiador e professor do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) Marcos Cueto debaterá Saúde em emergência: história das batalhas contra as epidemias e a Covid-19.
Outro tema de grande importância no enfrentamento à epidemias é a vigilância integrada, ambiental, animal, ecossistêmica, como estratégia em saúde única, assunto que será abordado pelo infectologista e assessor da presidência, Rivaldo Venâncio. A introdução do webinário, com a apresentação geral do tema, será feita pela diretora do Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz), Valdiléa Veloso.
Assessora regional da Opas, Pilar Ramón-Pardo falará sobre o tema da resistência antimicrobiana, um grande desafio no âmbito da Saúde global diante de um número cada vez maior de doenças emergentes que têm um tratamento dificultado por isso. Ela trará também a visão da Opas sobre o assunto.
Em português:
Em espanhol:
Em inglês:
Mais em outros sítios da Fiocruz