Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Seminário aborda pesquisas em saúde com os povos indígenas


17/05/2023

Fonte: Fiocruz Pernambuco

Compartilhar:

Nesta segunda-feira (22/05), será realizado no auditório da Fiocruz Pernambuco o seminário Pesquisas em saúde com os povos indígenas: novos caminhos para a produção científica. O encontro será precedido de um acolhimento, às 8h30, com um Toré (ritual comum a várias etnias do Nordeste brasileiro) saindo da frente do Departamento de Antibióticos da UFPE em direção ao Aggeu. Às 9h, no saguão do auditório da Fiocruz PE, todos serão recebidos com uma apresentação do Grupo de Jovens Indígenas Guarani Kaiowá em Ação (Jiga). Em seguida, as atividades se desenvolverão dentro do auditório, com a formação da mesa de autoridades e o lançamento, às 9h30, do e-book Acervo Pohã Ñana: pesquisa participativa sobre o conhecimento tradicional associado do povo Guarani e Kaiowá.

Às 10h30, começará o debate sobre o tema Pesquisas em Saúde com os povos indígenas: novos caminhos para a produção científica - a contribuição da Fiocruz.  Serão conferencistas o pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) Paulo Cesar Basta e a responsável técnica pelo Edital de Saúde Indígena do Programa Inova Fiocruz, Sandra Magalhães Fraga. A mediadora será a pesquisadora indígena Guarani Kaiowá e doutoranda da Unicamp, Kellen Natalice Vilharva.

Após o almoço, o tema central da discussão será Fiocruz nos territórios indígenas: pesquisas entre os povos Guarani e Kaiowá e Xucuru do Ororubá. Aberta com a palestra da pesquisadora da Fiocruz PE Islândia Carvalho, às 13h40, sobre Acervo Pohã Ñana: acesso e proteção do conhecimento tradicional para o cuidado em saúde e fortalecimento da Medicina Tradicional Guarani e Kaiowá para o controle da tuberculose no contexto da intermedicalidade.

Na sequência, às 14h, o tecnologista em Saúde Pública de Farmanguinhos e membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Fitoterapia (ABFIT), Paulo Leda, falará sobre Atenção Diferenciada como estratégia de educação e integração entre os cuidados de saúde da medicina do sagrado Xukuru e do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). Às 14h20, o tema Memorial de Medicina Tradicional Lica Xucuru: Valorização dos Saberes e Práticas em Saúde Indigena será apresentado pelo professor do Núcleo de Saúde Coletiva da UFPE (Centro Acadêmico Vitória) René Duarte.

Às 14h40, o pesquisador da Fiocruz PE André Monteiro abordará os Processos de vulnerabilização e os conflitos socioambientais decorrentes da implantação e operação de parques eólicos em comunidades camponesas no Agreste Meridional de Pernambuco.  A última palestrante do evento será a professora da UFPE e coordenadora do grupo de pesquisa Núcleo de Curadoria Digital, Sandra Siebra, com o tema Importância da memória. O encontro se encerrará às 16h30, após um amplo debate em torno das exposições feitas no seminário.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar