Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Semana do Programa de Vocação Científica ocorre de 6 a 10 de maio, em Manguinhos


25/04/2013

Compartilhar:

A 18ª Semana do Programa de Vocação Científica (Provoc) acontece de 6 a 10 de maio, na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Na ocasião, a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade, falará sobre A ciência em busca da nação: as expedições do Instituto Oswaldo Cruz (re)descobrem o Brasil, em palestra de abertura.

Organizado pela Coordenação da Etapa Avançado do Programa, a Semana reúne, anualmente, alunos para apresentação de pôsteres que descrevem os objetivos e o andamento dos trabalhos. Na ocasião, os alunos do 2° ano (concluintes no Programa) apresentam as conclusões do seu projeto na forma de comunicação oral ou em pôster.

O Provoc

O Provoc é a primeira proposta formal e abrangente de iniciação científica na Educação Básica do Brasil. O curso se divide em Iniciação e Avançado, tendo como orientadores pesquisadores vinculados à Fiocruz, que tenham mestrado ou doutorado, com experiência no desenvolvimento de projetos de pesquisa em saúde.

Ao orientador do Provoc cabe iniciar o aluno nas atividades de pesquisa, compreendendo a aprendizagem das principais técnicas e conhecimentos técnico-científicos.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (Pibic-EM)

O edital do Programa 2013-2014 foi divulgado recentemente pela Escola Politécnica. Nele, estão estabelecidas as normas relativas ao processo de participação de pesquisadores-orientadores e de alunos para concessão de bolsas de estudo.

Candidatos para a etapa Iniciação devem se inscrever entre 1º de agosto deste ano e 31 de julho de 2014; o período para os da etapa Avançado, fase subsequente do Provoc, é de 1º de agosto de 2013 a 30 de abril de 2015.

Já pesquisadores-orientadores para a etapa Iniciação devem se inscrever até 17 de junho. O formulário de inscrição está on-line. 

Saiba mais:
Programação 18ª Semana Provoc
Edital Provoc 2013-2014

Voltar ao topoVoltar