Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

SciELO Livros 10 anos: Editora Fiocruz comemora marca de 370 e-books na biblioteca on-line

SciELO Livros 10 Anos

23/03/2022

Marcella Vieira/Editora Fiocruz

Compartilhar:

As ferramentas de popularização e divulgação da ciência ganharam ainda mais espaço no cenário da pandemia de Covid-19. E é diante desse contexto que a Rede SciELO Livros completará, no dia 31 de março, 10 anos de existência. Com uma notável contribuição à visibilidade de editoras acadêmicas e seus catálogos, a biblioteca on-line comemora uma década de operação abrangendo uma rede de 20 editoras ativas, com uma coleção que compreende cerca de 1.600 livros, dos quais 62% estão em acesso aberto.

É nessa conjuntura que se destaca a presença da Editora Fiocruz no SciELO Livros. A Editora já conta com 373 títulos depositados na plataforma. Desse número, 231 estão disponíveis para download gratuito e os demais 142 estão em modalidade comercial, com valor reduzido (40% abaixo do preço do exemplar impresso).   

A parceria com o SciELO Livros ilustra a importância da difusão do conhecimento científico, marca da Editora Fiocruz. Em meio à emergência global causada pela pandemia, dúvidas e questões ligadas à saúde e à ciência estiveram mais em voga do que nunca e a ampliação do catálogo da Editora na Rede SciELO tornou as consultas sobre esses temas ainda mais acessíveis. 

No evento de comemoração dos 10 anos do SciELO Livros, a Editora e a Fiocruz também serão representadas. A celebração - em formato virtual - incluirá painéis e debates, com diálogos sobre o reconhecimento dos avanços e desafios do livro digital à luz do acesso aberto e da ciência aberta. Editor científico da Editora Fiocruz, Gilberto Hochman, pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), participará do painel Avanços e desafios do SciELO Livros, a partir das 10h. Já Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz e ex-diretora da Editora Fiocruz, participará da abertura do evento, às 9h.

O webinar será aberto para todos que quiserem acompanhar os debates e enviar perguntas. A programação completa e o link para inscrição estão disponíveis no site https://books10.scielo.org.   

Editora Fiocruz e SciELO Livros: parceria antiga, milhões de downloads
Muitos dos livros já esgotados no catálogo físico da Editora Fiocruz estão disponíveis no SciELO Livros. Obras das décadas de 1990 e 2000, mas que ainda são referências para pesquisas e trabalhos acadêmicos nas áreas de ciências e saúde pública em diversas partes do mundo. Um bom exemplo é a obra Espaços da Ciência no Brasil: 1800-1930. Lançado em 2001, o livro foi a primeira publicação da coleção História e Saúde - que hoje já conta com 45 títulos - da Editora Fiocruz. Com a versão impressa esgotada há anos, o volume foi disponibilizado recentemente em versão digital - e acesso aberto - na Rede SciELO Livros. Uma leitura fundamental sobre a trajetória de importantes instituições científicas do país.

E se o acervo da Editora Fiocruz na plataforma on-line é extenso, a razão vem da sólida parceria entre ambas: ao lado das editoras da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) e da Universidade Estadual Paulista (Editora Unesp), a Editora Fiocruz fez parte, em 2011, do consórcio que liderou o desenvolvimento do Projeto SciELO Livros. A iniciativa contou com o apoio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu) e a rede começou a operar em março de 2012.

➡️ Os responsáveis pelas três editoras concederam entrevista para o blog SciELO em Perspectiva como parte das comemorações do aniversário da Rede SciELO Livros. Um dos entrevistados foi João Canossa, editor executivo da Editora Fiocruz. Confira a entrevista completa no site: https://blog.scielo.org/blog/2022/03/25/scielo-livros-10-anos-entrevista-com-diretores-da-editoras-fundadoras 

A antiga parceria rende frutos superlativos na participação da Editora na plataforma: dos cerca de 111 milhões de downloads de e-books na rede, quase 50,5 milhões são dos volumes da Editora Fiocruz. Os números mostram o interesse por pesquisas de excelência na área da saúde pública, lideradas pela instituição que é referência científica nas Américas.

Além da grande quantidade de downloads, o crescimento da Editora Fiocruz dentro do consumo de informação na produção científica brasileira também é destaque. Para isso, vale ressaltar, segundo dados do próprio SciELO Livros, a vasta quantidade de países que consomem os produtos da Editora: além de Brasil e Portugal, Estados Unidos, Moçambique e Angola também costumam aparecer nas primeiras posições. Há também o fato de a Editora ser uma das fontes mais citadas na área de ciências da saúde, atrás somente de instituições como Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS).

A aquisição dos e-books pelo SciELO Livros pode ser feita nas lojas AmazonGoogle Play e Kobo Books. Já os volumes que estão em acesso livre podem ser baixados em PDF ou em ePUB, formato específico para títulos digitais. Dessa forma, a Editora Fiocruz reforça sua missão de divulgar e ampliar o acesso ao conhecimento científico produzido nas diversas áreas da saúde. Um acervo considerável das cerca de 500 obras do catálogo da Editora está disponível na plataforma, maximizando a visibilidade, a acessibilidade, o uso e o impacto desses livros. Os textos em formato digital são legíveis nos leitores de e-books, em tabletssmartphones e nas telas de computador, amplificando o acesso à leitura em diversos espaços. 

O SciELO Livros é parte integral do Programa SciELO liderado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com apoio de CAPES e CNPq, e, além da Abeu, conta também com o apoio da Asociación de Editoriales Universitarias de América Latina y el Caribe (Eulac). É membro do Directory of Open Access Books Trusted Plataform. Em dez anos de funcionamento da Rede SciELO Livros, os livros em acesso aberto serviram uma média anual de mais de um milhão de downloads.  

➡️ Para mais informações sobre a Rede SciELO Livros, acesse o site books.scielo.org

Editora Fiocruz na Rede SciELO Livros
Site: books.scielo.org/fiocruz
Total de livros disponíveis: 373
Livros em acesso aberto: 231
Livros em acesso comercial: 142

Leia também:

E-Books: Editora Fiocruz ultrapassa a marca de 350 obras digitais na rede SciELO Livros

Ciência ao alcance de todos: Editora Fiocruz tem mais de 200 livros em acesso aberto no SciELO

SciELO Livros e o acesso aberto em tempos epidêmicos: mais importante que nunca

Voltar ao topoVoltar