Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Saúde defende o uso de animais em pesquisas científicas


06/11/2007

Compartilhar:

Saúde defende o uso de animais em pesquisas científicas
  
O Ministério da Saúde acredita que a Lei 4.685/2007, sancionada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia (DEM), pode prejudicar as pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) e pela Fiocruz. A lei considera maus-tratos contra os animais alguns procedimentos comuns em pesquisas.

"A lei é um gigantesco retrocesso que inviabiliza a produção de pesquisas em vacinas e medicamentos fundamentais para a saúde do povo brasileiro. Apelo ao presidente da Câmara que coloque imediatamente em pauta o projeto de lei do ex-presidente da Fiocruz, Sergio Arouca, que trata do uso de animais em pesquisas", observa o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em entrevista exclusiva à Agência Fiocruz de Notícias.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, também apóia o projeto Arouca, que está na Câmera desde 1995, e defende a criação de uma lei federal que se sobreponha à municipal. "O Rio de Janeiro é o segundo centro de pesquisas biomédicas do país. Corresponde a cerca de 20% das pesquisas brasileiras. Com essa lei em vigor, as pesquisas terão que ser interrompidas", alerta Guimarães.

O MS espera agora uma avaliação do seu departamento jurídico para saber se a lei municipal vai comprometer as pesquisas em andamento. Nos últimos quatro anos, o ministério investiu R$ 100 milhões em instituições de pesquisas do município do Rio de Janeiro.

Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias.

Ensp discute aspectos éticos na pesquisa com animais

Voltar ao topoVoltar