Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Sala de convidados debate pandemia, ensino remoto e os impactos na educação superior


24/08/2022

Fonte: Canal Saúde

Compartilhar:

Os revezes trazidos pela pandemia de Covid-19 em diversas áreas ainda serão sentidos por muito tempo mesmo com a mudança de cenário. É o que dizem autoridades e especialistas em diferentes campos de saber sobre os impactos já experimentados pela população. A educação, como uma área sensível para a formação cidadã, que possibilita a base para o conhecimento e a qualificação profissional, é um dos desafios que desperta agora maior preocupação com a adaptação que precisou sofrer para a modalidade remota.  

Para todas as idades e em todos os níveis o ensino remoto demonstrou sua complexidade. Diferentemente do ensino a distância, planejado nesse formato, escolas, universidades, alunos e professores precisaram encarar a nova realidade de uma hora para outra, com todos os desafios agregados a essa mudança. E o mais importante, as desigualdades sociais delimitaram os que teriam ou não oportunidade de continuar os estudos pela necessidade de acesso aos dispositivos e à internet. 

Quanto ao ensino superior, a situação trouxe mais um agravante. Não foi possível oferecer uma formação desejável aos graduandos de cursos com disciplinas práticas. Aulas dessa natureza por vídeo não rendem ao aluno o aproveitamento pleno, sobretudo nas áreas da saúde, como medicina, enfermagem, psicologia, farmácia, entre outras. O que traz uma discussão a parte que será apresentada e debatida no Sala de Convidados desta quinta-feira (25/8), das 11h às 12h, além de todos os demais aspectos que envolvem o impacto da pandemia na educação no Brasil.  

A apresentadora Yasmine Saboya vai conversar no dia, ao vivo e a distância, com a conselheira nacional de saúde e coordenadora da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT) no Conselho Nacional de Saúde, Francisca Valda; o presidente do Fórum Nacional de Pró-reitores de Graduação (FORGRAD), Cassiano Caon; e a coordenadora do GT11 da Associação Nacional de Pós-graduação em Educação (ANPED), Edineide Jezine.

E você também é nosso convidado. Aproveite para esclarecer dúvidas enviando perguntas e comentários pelas redes sociais, pelo whatsapp do Canal Saúde (21) 99701-8122 e pelo 0800 701 8122 (ligação gratuita). As participações podem ser antecipadas ou encaminhadas durante o ao vivo.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde, e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia, com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br.

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse o site do Canal Saúde e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar