Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Revista Trabalho, Educação e Saúde concentrou seu conteúdo na pandemia de Covid-19


29/09/2021

Fonte: EPSJV/Fiocruz

Compartilhar:

Com o objetivo de iluminar o conteúdo publicado de janeiro a agosto deste ano, a Trabalho, Educação e Saúde (TES), revista científica editada pela EPSJV-Fiocruz, destaca os temas dos artigos, ensaios e nota de conjuntura do volume 19, a maioria deles relacionada ao flagelo da Covid-19.

A seção Artigos traz pesquisa sobre a precarização do trabalho, agravada pela Covid-19, e os desafios para o trabalho das agentes comunitárias de saúde na Atenção Primária à Saúde durante a pandemia. A ansiedade e a depressão são o foco da discussão sobre profissionais que atendem presencial e remotamente, enquanto as disparidades e heterogeneidades das medidas adotadas por municípios brasileiros no enfrentamento da Covid-19 são objeto de análise. Apresentamos ainda uma trajetória da saúde mental no Brasil e uma pesquisa teórica que trata do apelo ao uso das tecnologias e educação na Educação a Distância em tempos pandêmicos.

A seção Ensaios abriga exames rigorosos sobre o trabalho remoto, a saúde docente e a greve virtual em cenário de pandemia, e se a Atenção Primária à Saúde integral é parte da resposta à pandemia de Covid-19 na América Latina. Nossos ensaístas problematizam o perigo do retorno da lógica manicomial e as expressões do negacionismo da pandemia no Brasil. Em Notas de Conjuntura, discute-se como a crise econômica conjugou-se ao coronavírus para construir soluções lucrativas aos grandes capitais.

Desde agosto/2021, a TES voltou a receber submissões de artigos sobre suas áreas temáticas. Conheça quais são em https://www.submissao.tes.epsjv.fiocruz.br/index.php/tes/politica .

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar