Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Revista Poli aborda consequências do atraso no Censo Demográfico


23/03/2023

EPSJV/Fiocruz

Compartilhar:

Com mais de dois anos de atraso, em breve, os dados oficiais do Censo Demográfico serão finalmente divulgados. Na reportagem de capa da nova Revista Poli, especialistas comentam as consequências desse longo período de espera e abordam as informações oferecidas pelo principal levantamento socioeconômico do país, além de debaterem como a redução de perguntas desse último levantamento pode impactar na formulação de políticas públicas. 

Na editoria Educação, a Revista Poli traz uma matéria sobre os 20 anos da Lei 10.639, que estabelece a obrigatoriedade das disciplinas de História e Cultura Afro-brasileira no currículo escolar brasileiro, trazendo à luz debates sobre a importância de uma educação antirracista e inclusiva. Entrevistados apontam caminhos e destacam a importância dos docentes nesse processo.

Na entrevista desta edição, a pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Angélica Baptista Silva, comenta a Lei 14.510/2022, que inclui a telessaúde na Lei Orgânica do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela fala sobre as diferenças de abordagem no âmbito público e privado e aponta os desafios para a recém-criada Secretaria de Saúde Digital. Apesar da previsão definitiva em lei ter ocorrido no final de 2022, a telessaúde já era regulamentada por portarias e pela resolução de conselhos profissionais diante da Covid-19. No novo governo, os programas ligados a essa modalidade de atendimento ficaram a cargo da nova secretaria. 

A retomada de conselhos e o fortalecimento da participação social nos primeiros meses do governo Lula também são abordados na 88ª edição da revista. Na reportagem, integrantes de conselhos fazem um balanço dos últimos anos, refletem sobre os limites desses espaços de diálogo e debatem sobre os desafios que permanecem.

Em Trabalho e Saúde, a publicação aborda os recentes alertas globais que têm chamado a atenção para a saúde mental nos ambientes de trabalho e como – apesar dos crescentes debates acerca do tema – esse ainda é um assunto delicado e envolto de estigmas. Especialistas falam das principais causas de sofrimento psíquico em espaços laborais e sobre formas de prevenção de transtornos mentais, especialmente após o isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19.

Por fim, a editoria Dicionário explica o verbete 'Agroecossistema', suas possibilidades agroecológicas, o papel da participação popular e do conhecimento tradicional, as tecnologias sociais envolvidas no manejo da terra e os riscos de apropriações de “discursos ambientais” pelo agronegócio.

Voltar ao topoVoltar