05/12/2014
Fonte: Icict/Fiocruz
A saúde ocupa um lugar privilegiado na mídia contemporânea. Seja pela carga de doenças que assolam a população, seja pela resolutividade das políticas públicas de saúde dentre outros assuntos, o jornalismo apresenta diariamente este tema na vida do público brasileiro. A coletânea Saúde e Jornalismo: interfaces contemporâneas, que será lançada no dia 10/12, apresenta diversos artigos que tratam dessa relação. Organizada pelos professores e pesquisadores Kátia Lerner, coordenadora do Observatório de Saúde na Mídia e professora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict), e Igor Sacramento, da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), será lançada no dia 10/12.
Publicada pela Editora Fiocruz, trata-se de um desdobramento dos trabalhos do Observatório Saúde na Mídia, do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces/Icict), ao qual Katia Lerner é vinculada, e conta com artigos de vários de seus integrantes e pesquisadores dos campos da Comunicação e da Saúde Coletiva, como Paulo Vaz, Valdir Castro, Wilson Couto Borges, Marco Roxo, Kleber Mendonça, Carla Baiense, Luisa Massarani, Izamara Bastos Machado, Eliana Marcolino, Camila Cruz, Janine Cardoso e Marcelo Robalinho.
Os capítulos estão dispostos em duas seções. Na primeira, Perspectivas Teórico-Metodológicas, estão dispostos os textos com reflexões sobre teorias e procedimentos analíticos usados no estudo da mediação jornalística no contexto da cobertura de temas da saúde. Nessa seção, são discutidas algumas das metodologias mais utilizadas na análise do jornalismo: a narratologia, a análise de discursos, o enquadramento, o agendamento e o newsmaking.
A segunda parte, A saúde como objeto midiático, contempla análises específicas sobre os modos como o campo jornalístico produz sentidos e representações sobre a saúde e a doença no contexto contemporâneo. Aborda um diversificado panorama de questões sobre as narrativas jornalísticas na construção do cuidado com a saúde, na preocupação com epidemias e com os riscos de adoecer e sofrer, na obsessão pelo bem estar e pela boa forma e nas percepções sobre o Sistema Único de Saúde e os serviços públicos de saúde.
O lançamento, simultâneo com outros livros da Editora Fiocruz, será às 18h30, na Livraria Blooks, que fica no Espaço Itaú de Cinema, na Praia de Botafogo, 316, Botafogo.