Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

RedPOP 2023 vai debater diálogo e inclusão na popularização da ciência


30/06/2023

RedPOP

Compartilhar:

O maior evento de divulgação científica da América Latina está chegando ao Rio de Janeiro. A 18ª edição do Congresso RedPOP ocorrerá no Museu da Vida Fiocruz, em Manguinhos, e, também, em instituições parceiras, entre os dias 10 e 16 de julho. O tema deste ano é Vozes Diversas: diálogo entre saberes e inclusão na popularização da ciência, e mostrará a importância das diferentes culturas, perspectivas e contextos para o campo da popularização e divulgação da ciência no mundo.

Para Diego Vaz Bevilaqua, vice-diretor de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica da Casa de Oswaldo Cruz e coordenador geral da comissão organizadora, a América Latina vem passando por transformações nos últimos anos que têm evidenciado a importância de valorizar a diversidade dos povos originários. Nesse sentido, o tema é um chamado às diferentes vozes na construção do conhecimento científico associado aos saberes populares e a outras culturas historicamente excluídas. “Por outro lado, temos um forte movimento da Fiocruz de valorização do diálogo com a sociedade, o que certamente contribuirá muito para a discussão”, afirma.

Convidados e palestrantes

Cientistas, políticos e ativistas já confirmaram presença no encontro, como o líder indigenista, filósofo e escritor Ailton Krenak. Ele trará sua rica bagagem cultural e intelectual para a mesa de abertura Ciência, conhecimento e meio ambiente em perspectiva, no dia 10 de julho, das 18h às 20h, no Museu do Amanhã.

Outra confirmada é a antropóloga Maria Paula Meneses, da Universidade de Coimbra, em Portugal. Na mesa Diversidade, decolonialidade e inclusão, no dia 11, a partir das 9h, ela falará sobre suas pesquisas e experiências que dialogam com os temas de patrimônio, ciência e decolonização.

O físico Alan Alves Brito, vencedor do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica de 2022, também marcará presença. Ele irá palestrar na mesa-redonda Diálogo e Cidadania, no dia 12, onde contará detalhes sobre suas perspectivas em relação à educação e divulgação das áreas de astronomia e física, sempre a partir de questões decoloniais, étnico-raciais e de gênero.

Da Argentina, Carina Cortassa vem ao evento para palestrar na mesa-redonda História da Divulgação Científica na América Latina, no dia 12. A pesquisadora trabalha com compreensão pública da ciência e da tecnologia na Universidad Nacional de Entre Ríos. Outra confirmação para a mesma sessão é a brasileira Luisa Massarani, coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT).

Já no dia 13, o painel Políticas de Divulgação Científica reunirá Ernesto Fernández, responsável pelo escritório da Unesco em Lima (Peru); Angela Ramírez, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação da Colômbia; Inácio Arruda, novo Secretário Nacional de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, entre outros pesquisadores.

Ao longo do evento, temas que percorrem a desinformação científica no dia a dia de milhares de cidadãos, a polarização política, a construção e manutenção de políticas públicas para a área, bem como apresentação de trabalhos científicos e artísticos, farão parte da semana dos congressistas.

Ciência para todos na Quinta da Boa Vista

A programação também inclui um dos maiores parques urbanos da cidade do Rio de Janeiro, a Quinta da Boa Vista, onde são esperadas diversas atividades públicas e gratuitas, que acontecerão nos dias 15 e 16 de julho (sábado e domingo). O público contará com atrações científicas e artísticas tanto de participantes do evento quanto de instituições parceiras. Para o encerramento do Congresso RedPOP 2023, no domingo (16/7), e em comemoração pelo Dia Nacional da Ciência, está prevista ainda uma programação de atividades especiais realizadas por instituições de ciência e tecnologia do país inteiro, com organização da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e apoio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio. A programação completa vai estar disponível em breve no site da RedPOP.

RedPOP 

A RedPop se propõe articular instituições que atuam na divulgação da ciência e da tecnologia na região. Participam dessa iniciativa museus e centros de ciência, museus de história natural, parques ambientais, zoológicos, jardins botânicos, aquários, programas de jornalismo científico, divulgação científica e educação não formal em universidades, ONGs, entre outros.

Criada em 1990, a Rede teve a chancela de Programa de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Hoje, funciona por meio de mecanismos de cooperação regional que facilitam o intercâmbio, o treinamento e o aproveitamento de recursos entre seus membros.

Museu da Vida Fiocruz

Criado em 1999, o Museu da Vida Fiocruz está localizado no campus de Manguinhos (Rio de Janeiro) e possui vários espaços, como um parque ao ar livre, uma pirâmide, uma tenda de teatro, laboratórios, entre outros espaços. Há ainda atividades desenvolvidas no Castelo da Fiocruz, como exposições e passeios guiados. O Museu é parte da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), que é um centro dedicado à preservação da memória da Fundação e às atividades de divulgação científica, pesquisa, ensino e documentação da história da saúde pública e das ciências biomédicas no Brasil.

Voltar ao topoVoltar