Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Ranking internacional destaca atuação de pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz


31/07/2023

Por: Maíra Menezes

Compartilhar:

O compromisso de pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) de produzir conhecimento científico relevante para o Brasil e para o mundo é reforçado em novo levantamento internacional. Segundo dados do portal Research.com, 15 cientistas do IOC despontam entre os mais influentes em cinco áreas: Ciência Animal e Veterinária; Biologia e Bioquímica; Imunologia; Medicina; e Microbiologia.  

Os destaques vão para duas mulheres: Patrícia Torres Bozza, chefe do Laboratório de Imunofarmacologia, que aparece em 5º lugar no ranking brasileiro no campo da Imunologia, e para Ana Maria Jansen, do Laboratório de Biologia de Tripanosomatídeos, que ocupa o 6º lugar em Ciência Animal e Veterinária. 

As duas pesquisadoras revelam-se influentes, ainda, em duas outras áreas. Patrícia em 32º lugar em Medicina e Ana, em 38º lugar em Microbiologia. 

A classificação apresenta os principais especialistas em 20 áreas do conhecimento. Para isso, considera o índice-D, um indicador baseado no número de artigos publicados e de citações recebidas pelos cientistas em uma determinada disciplina.  

Os dados sobre publicações e citações de 166.880 cientistas foram analisados para a produção dos rankings. As informações foram obtidas principalmente nas bases de dados OpenAlex e CrossRef. 

Confira no site do IOC a lista de cientistas contemplados e a classificação no ranking brasileiro.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar