Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Radis destaca a importância da literacia em saúde


28/03/2023

VPAAPS/Fiocruz

Compartilhar:

O pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), Frederico Peres, foi entrevistado pela Radis para apresentar e refletir sobre a importância da literacia em saúde para a promoção e educação em saúde.

Trazendo de forma clara e didática o debate sobre um conceito e um campo ainda pouco explorado no país, o pesquisador a necessidade de pensarmos a literacia em saúde a partir do desenvolvimento de capacidades e habilidades críticos-reflexivas junto com sujeitos e comunidades.

Tendo como horizonte a ampliação da autonomia e da incidência política, tal enfoque da literacia em saúde potencializa o enfrentamento da infodemia e das possibilidades de participação social efetiva para a produção da equidade e da cidadania. Além disso, como contam os profissionais de saúde entrevistados melhora a adesão aos tratamentos e reduz o uso equivocado de medicamentos e/ou a automedicação.

Na reportagem mereceu destaque o esforço da ENSP/Fiocruz, Canal Saúde e da Coordenação de Promoção da Saúde da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz) para a realização da I Mostra Brasileira de Literacia em Saúde, que mobilizou mais de 80 trabalhos inscritos e tem audiência crescente no canal do Vídeo Saúde no Youtube.

Como desdobramento da I Mostra, será publicado e-book com as 25 experiências que foram apresentadas no evento e as reflexões dos conferencistas. 

Leia mais.

Voltar ao topoVoltar