Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Radis avalia 3ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação


03/01/2006

Compartilhar:

Radis avalia 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Os debates realizados durante a 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (3ª CNCTI) são os destaques da edição de janeiro da revista do Radis, programa de comunicação em saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp). O evento reuniu mais de duas mil pessoas para discutir o futuro da pesquisa no país, dando destaque à educação como ferramenta  para transformar a ciência e a tecnologia em política de Estado.

A revista também traz uma entrevista com o Prêmio Nobel de Química de 2000, o americano Alan MacDiarmid, que participou da Conferência. O pesquisador fala sobre educação, ciência e desafios futuros na área de saúde e meio ambiente.

 A epidemia de Aids no Brasil é o tema de uma reportagem especial da revista, que apresenta os números mais recentes da doença no país. Segundo os dados do Boletim Epidemiológico Aids/DST 2005, o estado do Rio de Janeiro possui a maior taxa de incidência, com 31,6 casos por 100 mil habitantes. Em São Paulo houve a principal redução, com uma queda de 33,2 por 100 mil habitantes, em 1998, para 22,2, em 2004. Aumento da mortalidade por Aids entre pardos e negros e a diminuição  da transmissão de HIV entre homossexuais, bissexuais e usuários de drogas são outros resultados apontados pela pesquisa.

Confira a edição de janeiro no sítio do Radis.

Voltar ao topoVoltar