04/05/2006
Radis aborda a criação da Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde
A edição de maio da revista Radis traz como matéria de capa a criação da Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS) em decreto assinado pelo presidente da República em 13 de março. Dois dias depois, segundo enfatiza a reportagem, a CNDSS foi oficialmente lançada durante cerimônia na sede da Representação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em Brasília, quando foram empossados seus 17 integrantes.
A entrevista com o presidente da Fundação Oswaldo Cruz e coordenador da CNDSS, Paulo Buss, destaca o papel da comissão para propor políticas baseadas em pesquisas para combater desigualdades sociais e mobilizar a sociedade. Buss enfatiza ainda a pluraridade de atuação dos membros empossados, entre eles, o economista e reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Aloísio Teixeira, a coordenadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, a cientista política Sônia Fleury e o antropólogo Rubem César Fernandes, coordenador do Movimento Viva Rio, entre outros.
Outro destaque é a entrevista com o médico paulista Alberto Pellegrini Filho, que assumiu a secretaria-executiva da CNDSS em 15 de março, é antigo militante da saúde coletiva e pesquisador de políticas públicas. O aniversário de 10 anos da Rede Interagencial de Informações para a Saúde (Ripsa) também é lembrado na Radis.
Leia a edição completa no sítio da Radis.