Início do conteúdo

Radar Covid-19 Favela: A pandemia e as lutas da Zona Oeste (RJ)


25/08/2021

Luiza Gomes/ Cooperação Social da Presidência

Compartilhar:

A 12ª edição do Radar Covid-19 Favela traz como tema A pandemia e as lutas da Zona Oeste com textos de articuladores locais e organizações populares da região, no Rio de Janeiro. Também são destaques dessa edição a campanha inédita de vacinação contra a Covid-19 nas favelas da Maré promovida pela Fiocruz, Secretaria Municipal de Saúde e Redes da Maré e a realização da 3ª Conferência de Saúde de Manguinhos, no mês passado. A fome, os desafios de permanência das ações de assistência à população durante a pandemia e o direito à cidade continuam em pauta nesse número. Confira todas as edições da publicação.

A seção Megafone traz informações sobre o avanço da tuberculose e da pobreza nas comunidades de Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, com dados do setor de vigilância do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fiocruz (CSEGSF/Ensp/Fiocruz). A precarização e desmonte do serviço de saúde no Catiri - sub-bairro de Bangu, na Zona Oeste da cidade - é assunto do relato de Auricélia Mercês do Espaço Cultural Raízes de Gericinó. 

Em O que tá pegando nas favelas?, Eliana Sousa Silva e Luna Escorel Arouca, da ONG Redes da Maré, escrevem sobre a experiência de vacinação e mobilização #VacinaMaré nas 16 favelas da Maré que imunizou 36 mil jovens em quatro dias, atingindo a marca de 99,14% da população adulta. A campanha é uma iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e da Redes da Maré, contou com a mobilização de diferentes coletivos das favelas da Maré e é parte de uma pesquisa pioneira da Fiocruz.

Nessa mesma editoria, André Lima, do Conselho Comunitário de Manguinhos, aborda a experiência da 3ª Conferência Livre de Saúde do território. A seção também conta com o texto “Juventude de Manguinhos segue na luta pela educação e pela vida!” com autoria coletiva de Ingridy Maura Moura Silva, Jhonas Magalhães e Lucília Aguiar - militantes do Levante Popular da Juventude e do Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos.

O Especial A pandemia e as lutas da Zona Oeste traz quatro textos. “A gente não quer só comida”, de Day Medeiros, coordenadora do projeto Missão Arte Educação - Instituto Casa; “Os limites das ações comunitárias de assistência”, de João Luiz Pereira, da União Coletiva pela Zona Oeste; “Feira solidária e a conexão com os passos que vêm de looooonge”, de Mariana Bruce e Bárbara Massot, da Teia de Solidariedade Zona Oeste; e “Pandemia, meio ambiente e espaço público: a luta pelo parque realengo”, assinado por Vandré Nascimento, Marcele Maria de Oliveira e Vitor Dias Mihessen, do Movimento Parque de Realengo. 

A seção Debates desta edição apresenta o texto “Tolerâncias na contemporaneidade”, do professor doutor Babalawô Ivanir dos Santos, Interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) e “Violência de Estado”, de autoria de Rumba Gabriel jornalista militante do Movimento Negro Unificado e morador do Jacarezinho. 

Encerrando a edição, a seção Movimentos sociais apresenta o texto “O resgate da memória e a luta das mulheres negras no enfrentamento ao racismo estrutural na Baixada Fluminense”, de Monique Rodrigues, Rose Cipriano e Fátima Monteiro, ligadas respectivamente à Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial Rose Cipriano, Coletivo Minas da Baixada Articuladas, Movimento Negro Unificado do Rio de Janeiro (MNU-RJ) e Fórum Comunitário do Jardim Gramacho.

O Radar Covid-19 Favela usa como base de coleta dos relatos as mídias sociais de coletivos de favelas cariocas, o contato direto com moradores, lideranças e movimentos sociais e busca sistematizar, analisar e disseminar informações sobre a situação de saúde nos territórios em foco em cada edição. Lideranças e comunicadores populares podem enviar sugestões de pauta, matérias e crônicas sobre a Covid-19 em seus territórios para o e-mail radar.covid19@fiocruz.br. O Radar Covid-19 Favelas e o Boletim Socioepidemiológico nas Favelas são iniciativas da Sala de Situação Covid-19 nas Favelas do Rio de Janeiro e podem ser acessados na página do Observatório Covid-19 da Fiocruz.

Voltar ao topoVoltar