Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

“Racismo, gênero, interseccionalidade e promoção da Saúde” é tema de webinário da VPAAPS


27/04/2022

VPAAPS/Fiocruz

Compartilhar:

Para dar continuidade ao I Ciclo de Webinários: “Desafios da Promoção da Saúde no século XXI”, no dia 28 de abril, a partir das 15 horas, a doutora em Medicina e Saúde, pesquisadora no Núcleo Estudos e Pesquisas em Raça, Gênero e Saúde (NEGRAS) e docente na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e UNIFACS, Karine Santana, abordará o tema “Racismo, gênero, interseccionalidade e promoção da Saúde”. A coordenadora de Promoção da Saúde da VPAAPS, Adriana Castro, será a mediadora.

O I Ciclo de Webinários é realizado pela Coordenação de Promoção da Saúde da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz) e será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. O primeiro webinário foi realizado em abril e estão previstos mais quatro até junho.

Histórico - O movimento da Promoção da Saúde construiu-se na articulação entre a concepção ampliada de saúde, a análise dos processos de determinação social e a defesa da garantia de direitos de cidadania. Nessa direção, investiu em produzir conhecimentos científicos, reconhecer a importância e dialogar com os saberes locais e tradicionais e desenvolver tecnologias, que criassem mobilização social e política em torno da garantia da equidade e da autonomia de sujeitos e coletividades.

Comprometida com a justiça social, o respeito à diversidade e os processos participativos na produção de políticas públicas, a Promoção da Saúde investiu, desde a Carta de Ottawa, em estratégias macro e micropolíticas que trabalhassem pela qualidade de vida e o bem viver. Dessa maneira, se conectou aos movimentos da saúde pública brasileira, que deixaram inscrito na Constituição Federal (1988) o reconhecimento de que saúde é efeito de políticas sociais e econômicas e de que a integralidade é fundamental para a produção efetiva de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 2021, a Promoção da Saúde comemorou os 35 anos da Carta de Ottawa, os 20 anos do Grupo de Trabalho de Promoção da  Saúde da Abrasco e os 15 anos de Política Nacional de Promoção da Saúde no SUS. Nesse período, o mundo passou por grandes transformações, que não implicaram na radicalização de políticas e ações pró-equidade e fizeram emergir novos desafios. Compreendemos, portanto, que é necessário retomar e rediscutir as estratégias e aportes da Promoção da Saúde pensando nos tempos que vivemos e nas questões emergentes para o século XXI.

Internacionalmente, tal movimento se explicitou na 10ª Conferência Global de Promoção da Saúde (OMS) e continuará na 24ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde (UIPES). Com grande acúmulo e liderança no campo da Promoção da Saúde, a Fiocruz se propõe a abrir espaço para rediscutir, redimensionar, ampliar e fortalecer a sua produção teórico-metodológica no Brasil, favorecendo maior engajamento dos diversos setores da sociedade e articulação com os movimentos sociais.

Programação:

28/04/22 – 15h/17h - Racismo, gênero, interseccionalidade e promoção da Saúde.

Dra. Karine Santana - Doutora em Medicina e Saúde, pesquisadora no Núcleo Estudos e Pesquisas em Raça, Gênero e Saúde – (NEGRAS) e docente na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e UNIFACS.

Debatedora - Drª Adriana Castro - Coordenadora de Promoção da Saúde/VPAAPS.

 

12/05/2022 – 15h/17h - Literacia em Saúde e Promoção da Saúde.

Palestrante - Dr. Luis Saboga Nunes - Doutor em Saúde Pública e sociólogo da saúde. Professor na Escola Nacional de Saúde Pública (Universidade Nova de Lisboa) e Professor Associado na Universidade de Educação de Freiburg, na Alemanha. Coordena a Rede Lusófona para a Promoção da Literacia para a Saúde (ProLiSa).

Debatedor - Dr. Frederico Peres da Costa - Pesquisador Sênior da ENSP/Fiocruz e Professor Associado Visitante da Universidade Nova de Lisboa. Autor do Livro “Literacia em Saúde” (Ed. Fiocruz).

 

26/05/2022 – 15h/17h - Abordagens integradas e articulação intersetorial nos territórios: a experiência da ONU-Habitat/Brasil.

Palestrante - Rayne Ferretti Moraes - Graduada em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Metodista Bennett. Mestre em Relações Internacionais pela PUC-Rio. Trabalha há 17 anos no ONU-Habitat e, desde 2011, é Oficial Nacional para o Brasil, sendo responsável pelos programas e projetos implementados no país. Lecionou no Curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Metodista Bennett de 2008 a 2013.

Debatedora - Drª Adriana Castro - Coordenadora de Promoção da Saúde/VPAAPS.

 

23/06/2022 - 15h/17h - Que promoção da saúde no século XXI? Quais os desafios desse campo no cenário global e brasileiro?

Palestrante - Dr. Luiz Odorico Monteiro de Andrade - Doutor em Saúde Coletiva (UNICAMP); Pós-Doutor (Universidade de Montreal/ Canadá); Pesquisador da Fiocruz; Coordenador do Laboratório de Redes Integradas e Inteligentes de Sistemas de Saúde (LARIISA) e da Liga Interdisciplinar de Saúde Digital da Universidade Federal do Ceará/Sobral e Deputado Federal pelo Ceará de 2015-2018 e no ano 2021.

Debatedor – Hermano de Castro – Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz).

Voltar ao topoVoltar